Consegue não ser enganado pelo seu cérebro e achar a imagem diferente? Tente!
Já percebeu como o cérebro é enganado por imagens com muita similaridade, mas que não são iguais? Tente identificar a imagem diferente!
O desafio de hoje vai fazer você driblar seu cérebro. Se você é uma pessoa que já terminou o ensino médio, provavelmente foi ensinado a respeito do sistema nervoso. O sistema nervoso do nosso corpo é o órgão responsável pela captação de sinais externos, em outras palavras, a percepção do vento na nossa pele, de uma gota d’água escorrendo pelo corpo ou das cores e formas que nós vemos.
Todos esses estímulos são captados pelo nosso sistema nervoso, que os entrega, em milésimos de segundo, para o nosso cérebro, que em menos tempo ainda decodifica a informação e nos informa sobre o que está acontecendo a nossa volta.
É um processo muito complexo executado em um intervalo de tempo absurdamente pequeno. Tudo isso é feito de forma tão natural e rápida que praticamente nem percebemos que houve uma troca de informação nesse meio tempo. De fato, algo incrível!
Mas como eu posso testar isso?
Bom, uma forma também simples é utilizar do exemplo dado e deixar uma gota d’água escorrer pelo seu braço. Nesse momento, notará que é quase imperceptível o tempo de reação para que você sinta o que está acontecendo.
Mas, com a nossa visão, esse processo é um pouco mais interessante de se acompanhar. Por exemplo, você pode utilizar a imagem abaixo e completar o desafio. O desafio é muito simples, você necessita identificar na imagem qual silhueta está diferente das demais, contudo, deve fazer isso em menos de 5 segundos.
Esse teste irá demonstrar para você o tempo que seu cérebro leva para identificar uma determinada forma, afinal, você verá todas iguais e deve encontrar a diferente.
Isso vai lhe mostrar o quão rápido é sua percepção sobre as formas e como, em alguns momentos, o cérebro por estar acostumado a um estímulo específico e passa a reproduzi-lo instantaneamente sem perceber que há uma diferença entre eles.
Bom, vamos ao desafio. Cronometre 5 segundos e tente achar o casal diferente na imagem.
É possível que não tenha conseguido encontrar a diferença no tempo estipulado, mas não fique chateado, é comum que isso aconteça pelos motivos que foram citados anteriormente. Mas, de uma forma ou de outra, é sempre interessante compreender como nosso cérebro funciona.
Gabarito do desafio
Gostou? Comente e compartilhe conosco a sua opinião!