Estas 7 obras estão em domínio público; veja como acessá-las
Obras que até pouco tempo atrás precisavam de permissão para serem usadas agora estão em domínio público!
Com o passar dos anos, o número de obras literárias e cinematográficas que entram em domínio público cresce. Isso proporciona a milhares de pessoas a oportunidade de utilizar o título da forma e da maneira que desejarem, sem que seja preciso pedir permissão.
Mas, antes de chegarem a domínio público, há todo um processo que precisam percorrer, e isso se altera de acordo com o país em que estão registradas.
Em uma visão generalizada, as obras precisam ter, em média, de 50 a 70 anos, começando a contar depois da morte do autor.
No entanto, o mesmo não acontece no Brasil, pois, aqui, os 70 anos já começam a ser contabilizados no momento em que a obra é publicada.
Por conseguinte, quando atingem o tempo determinado, as obras estão livres para serem utilizadas conforme a imaginação dos indivíduos.
E foi pensando nisso que fizemos esta lista com 7 obras que estão disponíveis ao público. Vamos conhecê-las?!
1. ‘Tempo Recuperado’
Nossa primeira obra é uma conclusão da franquia de livros chamada “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust. Nela, acompanhamos a história de um homem que acreditava saber aproveitar muito bem a vida, com glamour e sexo.
Por outro lado, todos os seus sentimentos em relação ao trabalho eram deixados de lado, e o mesmo aconteceu com sua intensidade e individualidade, exibidas nas produções anteriores.
2. ‘Ao Farol’
Lançado no ano de 1927, graças à criação de Virginia Woolf, vemos algumas observações profundas sobre o dia a dia repetitivo.
Esta é uma ótima escolha para dar início ao conhecimento acerca da literatura feminina.
3. ‘America’
Publicado em 1927, por Franz Kafka, porém escrito em meados de 1911, “America” entrou para a lista das obras de domínio público.
A trama traz um personagem positivo e convicto de que coisas boas podem acontecer e que os mocinhos normalmente vencem, algo totalmente diferente dos demais títulos desenvolvidos por Kafka.
4. ‘Vampiros da Meia-Noite’
O nosso próximo título é sobre um famoso filme dos anos 1920, dirigido por Tod Browning.
A história gira em torno de um detetive que decide se disfarçar de vampiro hipnotizador, a fim de encontrar a solução para determinado crime horrendo que aconteceu em uma das mansões da cidade. Esse título foi o segundo filme a usar a temática de vampiros na história do cinema.
5. ‘O futuro de uma ilusão’
Já “O futuro de uma ilusão”, de Sigmund Freud, é uma das literaturas ideais para aqueles que desejam conhecer mais a forma como um dos grandes nomes da psicanálise via o mundo, principalmente no que diz respeito à fé humana.
6. ‘O Lobo da Estepe’
A obra de Hermann Hesse tende a focar na natureza existencialista, indo muito além do que a superação. Uma ótima pedida para aqueles que admiram a presença da psicologia em romances.
7. ‘Metrópolis’
Por fim, temos o filme dirigido por Fritz Lang. Por volta dos anos 1950, a produção já estava na lista de domínio público, porém, graças a uma proteção de direitos autorais, em 2023, será o segundo momento em que ele voltará a pertencer a lista.
Como encontrar as obras?
Se você deseja ter acesso a uma dessas obras, ou a várias, caso preferir, basta você entrar no site <dominiopublico.gov.br>. Nele, você consegue encontrar mais de 100 mil obras disponíveis, em especial, aqueles títulos literários que são exigidos em provas como ENEM.
Caso desejar, o site <archive.org> também é uma ótima opção para acessar obras em domínio público, só que é estrangeiro.