Cena pós-créditos é ‘coisa do passado’; entenda a questão
Ao contrário do que se pensa, cenas pós-créditos na não são uma inovação dos últimos anos. Descubra aqui quando essas cenas surgiram.
Graças ao MCU, as cenas pós-créditos se tornaram comuns. A maioria dos filmes modernos, então, espera ter algum tipo de cena pós-créditos. Elas decolaram à medida que mais e mais foram filmes assim produzidos, pois eram a maneira perfeita de configurar uma possível sequência do filme. Nesse contexto, as cenas pós-créditos são comuns agora, mas não eram antes.
Veja, a seguir, quais foram os primeiros filmes a usarem essa metodologia.
1) “The Silencer”
O primeiro filme com uma cena pós-créditos foi “The Silencer”. Estrelado por Dean Martin e Daliah Lavi, “The Silencer” segue o agente secreto aposentado Matt Helm para impedir que Big O inicie um conflito nuclear global. A cena pós-créditos não foi a lugar nenhum, pois era apenas uma cena de Helm cercado por moças bonitas com a legenda “Matt Helm está voltando” apenas preparando o público para uma continuação.
2) “She-Devils on Wheels”
Este é um filme de motoqueiros que segue uma gangue de motociclistas chamada The Man-Eaters cujos membros intimidam sua pequena cidade. As gangues dominam as ruas e há apenas uma regra: não se apaixonar. Em uma cena pós-créditos, a polícia liberta a líder da gangue da prisão, Queen, por falta de provas. Após ser libertada, Queen se junta à sua gangue e todos saem da cidade juntos. “She-Devils on Wheels” é outro exemplo de filme com cena pós-créditos, mas, ao contrário da cena em “The Silencer”, a daqui é apenas um desfecho da história, sem necessariamente incitar uma provável continuação.
3) “Dark Shadows”
Inspirado na série de TV “Dark Shadows” e na refilmagem de “Dark Shadows”, de Tim Burton, “House of Dark Shadows” segue a vida do vampiro Barnabas Collins. Depois de ser libertado de seu caixão por um bêbado local, ele agora está livre para vaguear pela Terra. Enquanto ele se banqueteia com o sangue dos vivos, seu principal alvo é a governanta de sua família, Maggie, quem ele acredita ser a reencarnação de seu amor há muito perdido.
Uma cena pós-créditos mostra o corpo de Barnabas se transformando em um morcego e depois se fundindo à escuridão. Este é o cenário para uma sequência que chega um ano depois na forma de “Night of Dark Shadows”.
4) “The Muppet Movie”
Caco, Miss Piggy e o resto dos amados e adoráveis membros dos Muppets representam sua estreia nos cinemas no musical de 1979, “The Muppet Movie”, que segue o adorável sapo verde enquanto ele se dirige ao sol de Los Angeles para seguir um show business de sua carreira.
Em uma charmosa cena pós-créditos, os personagens se sentam em um cinema assistindo às suas histórias se desenrolarem, brincando uns com os outros enquanto os créditos rolam e pedindo aos espectadores que esperem até o final, antes de saírem.
5) “Avião!”
Esta é uma paródia de filmes de desastre lançados na década de 1970 e um dos primeiros de seu tipo. Passageiros e tripulantes do avião morrem de intoxicação alimentar enquanto o avião tem seu pouso feito por um ex-piloto de combate bêbado e por sua ex-namorada.
“Avião!” alcançou o mais alto status da Empire em 2012 e é protegido pelo Registro Nacional de Filmes dos EUA. A cena pós-créditos apresenta um retorno de chamada de um passageiro de táxi abandonado no início do filme que disse que concederia ao motorista 20 minutos para voltar.
6) “Sherlock Holmes”
Traçando as vidas do adolescente Sherlock e de seu parceiro de resolução de crimes, John Watson, o jovem Sherlock Holmes é um favorito. Enquanto estão no internato juntos, Holmes e Watson investigam uma série de mortes misteriosas no campus. Holmes então descobre o potencial de um alucinógeno tóxico e ele e seu parceiro se deparam com um culto bizarro e devem lutar por suas vidas.
Na cena pós-créditos, é desvendado que Ethar, o homem que ele pensava estar morto, na realidade está vivo e hospedado em um hotel de nome “Moriarty”, prenunciando seu papel como o vilão nas aventuras de Holmes.
7) “Masters of the Universe”
Inspirado na popular linha de brinquedos de mesmo nome da Mattel, o clássico cult “Masters of the Universe” apresenta Dolph Lundgren como o feroz e poderoso He-Man, um herói sobre-humano que se junta aos seus bravos amigos em uma missão para proteger o Universo do vilão esqueleto do mal.
Apesar de falhar nas bilheterias e na crítica, o emocionante filme passou a conquistar seguidores apaixonados e esse foi o primeiro papel principal de Lundgren após seu enorme sucesso em “Rocky IV”. Em uma breve, mas memorável cena pós-créditos, o público assiste a Skeletor surgir da água do poço onde sua cabeça caiu gritando “Eu voltarei!”.
8) “Planes, Trains and Automobiles”
Estrelando a hilariante dupla de comédia de John Candy e Steve Martin, “Planes, Trains and Automobiles” segue a história do maníaco executivo de marketing Neal Page, que é capturado em uma tempestade de ação de graças e é forçado a dormir com o vendedor Del Griffith. Embora os dois sejam diferentes, eles devem superar seus próprios desafios para chegar ao seu destino para passar as férias com sua família.
Na sequência pós-créditos, o executivo Will Windom é mostrado examinando fotos da mulher que Neal esperou até terminar de assistir ao filme começar antes do Dia de Ação de Graças. Aeroplanos, vagões e automóveis eram universalmente admirados e se tornaram uma tradição de Ação de Graças em muitas casas.
9) “Lethal Weapon 3”
Este foi o filme de maior bilheteira da série, seguido por “Lethal Weapon 4”. Na cena pós-créditos, Riggs e Murtaugh foram chamados para outro prédio, para o qual discutem se devem ir ou não e que então explode. Em um quadro, parado, Riggs comenta: “Espero que ninguém nos veja”.
10) “Muppet Treasure Island”
Um dos filmes de marionetes que veio à mente do público foi “Muppet Treasure Island”. Recontado por Robert Louis Stevenson, “Muppet Treasure Island” segue a história do órfão Jim Hawkins, que se depara com um mapa do tesouro e embarca em uma expedição para encontrar o local no mapa.
Apresentando personagens favoritos de todos os tempos, como Kermit, Gonzo, Rizzo e Ms. Piggy, o filme também é estrelado por Tim, Kerry e Billy Connolly. Em uma cena pós-créditos, Lanky John Silver, aprisionado na Ilha do Tesouro, é compelido a ouvir uma piada de mau gosto.