Capitã Marvel e Nova: saiba mais sobre os opostos cósmicos da Marvel
Personagens são opostos cósmicos porque seus arquétipos revelam que ambos foram criados a partir de ideias incompatíveis em escala cósmica.
Tendo um novo olhar sobre arquétipos e poderes, no Universo Marvel são mostrados os conceitos de heróis e vilões. Assim, é revelado que Nova e Capitã Marvel são opostos cósmicos.
Em “Defenders Beyond 2”, da Marvel Comics, o arquétipo de Nova é “All-is-Lost”, enquanto o da Capitã Marvel é “All-is-Won”, mostrando que essas são ideias cósmicas opostas. Tais arquétipos são o que moldam e explicam o futuro de cada herói da Marvel.
Na série “Defenders”, os defensores teriam de viajar pelos diferentes cosmos, aprendendo assim mais sobre múltiplas versões do Universo Marvel e seus poderes. Todos os heróis viram seus arquétipos quando viajam para o Quarto Cosmos, arquétipos esses que mais tarde seriam usados na criação dos heróis e vilões do atual Sétimo Cosmos.
Entre todos os arquétipos mostrados, estão inclusos o de Doctor Doom e o verdadeiro propósito cósmico e sombrio da sua armadura, ao mesmo tempo que a teoria de Star-Lord é confirmada, tendo em vista que seu arquétipo era “Of-Sun”. Mas os arquétipos mais surpreendentes estão na revelação de Nova e Capitã Marvel sendo opostos cósmicos.
Vendo os arquétipos no Quarto Cosmos, inúmeros conceitos de heróis e vilões são compartilhados. No entanto, o que chama mais atenção é a Capitã Marvel sendo chamada de “All-is-Won”, enquanto Nova é chamado de “All-is-Lost”.
Além disso, é visto que os arquétipos de ambos se encaixam bem, pois Nova perdeu muitas coisas em sua vida, enquanto Capitã Marvel sempre foi uma arma secreta que garantia a vitória dos Vingadores.
Para a infelicidade de Nova, ele acabou se tornando um dos heróis mais azarentos da Marvel, sacrificando sua vida para salvar o universo de ameaças, além de ficar preso no Cancerverse. Com isso, ele ficou perdido literalmente em muitas ocasiões.
Enquanto a Capitã Marvel vem conquistando vitórias, desde a derrota de Tony Stark, em “Segunda Guerra Civil”, até ser testada por ter matado uma criança que foi pega em um conflito mágico.
Sendo assim, vemos que Capitã Marvel e Nova são opostos cósmicos, pois seus arquétipos revelam que ambos foram criados a partir de ideias incompatíveis em escala cósmica.
Isso resulta em Nova “perdendo” inúmeras vezes para manter seus companheiros e o Universo a salvo, enquanto a Capitã Marvel se mantém lutando até “ganhar” de qualquer maneira, mesmo que isso inclua circunstâncias sombrias.
Sendo assim, é possível ver em Quarto Cosmos a conexão entre Nova e Capitã Marvel, mostrando por que os heróis são do jeito que são.