Após críticas, governo do Amazonas SUSPENDE compra de PlayStation 5 para servidores
Secretaria de Segurança Pública cancela licitação de 18 videogames para servidores devido à repercussão negativa do caso.
O governo do Amazonas se envolveu em uma polêmica que repercutiu nas redes sociais e na opinião pública, levando à suspensão de uma licitação para a compra de 18 videogames PlayStation 5 para servidores públicos.
A aquisição estava originalmente relacionada ao projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, do Ministério da Justiça, mas a decisão provocou uma onda de críticas após ser anunciada.
A compra dos videogames fazia parte do projeto anteriormente mencionado cujo objetivo é promover o bem-estar físico e mental dos servidores de segurança pública, incluindo funcionários da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Uma (quase) aquisição desastrosa
Cada PlayStation 5 estava cotado por um valor aproximado de R$ 4,5 mil e incluía um plano de assinatura com disponibilidade de download de jogos por um período de 5 anos.
Além dos videogames, a lista de compras englobava 96 puffs, 18 poltronas massageadoras, seis mesas de pingue-pongue, 18 TVs, 18 máquinas de café, entre outros itens.
A controvérsia se concentrou principalmente na compra dos videogames, pois a licitação, embora não especificasse a marca, descrevia características semelhantes ao PlayStation 5 da Sony, um dos consoles mais populares do mercado.
Imagem: AFP/Reprodução
Diante da intensa reação negativa nas redes sociais e na opinião pública, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou a suspensão da licitação.
Muitos críticos argumentaram que a aquisição de videogames e outros itens de entretenimento para servidores públicos não era apropriada, especialmente em um momento em que a segurança pública é uma preocupação de grande relevância no estado.
Após a suspensão, a SSP-AM informou que planeja realizar uma nova consulta ao Ministério da Justiça com o objetivo de apresentar um novo projeto.
Esse novo projeto visa equipar salas de descompressão para os servidores, criando um ambiente mais agradável e relaxante. No entanto, a nova proposta não incluirá a compra de videogames e outros itens de entretenimento.
A decisão de suspender a licitação demonstra a importância da opinião pública e das críticas construtivas na fiscalização de gastos governamentais e nas ações do poder público.
Isso reforça a necessidade de responsabilidade e transparência na utilização de recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a segurança pública.