‘Anéis de Poder’: conheça o livro que inspirou essa famosa série

'Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' ocorre milênios antes da franquia 'Senhor dos Anéis', não sendo uma simples adaptação da obra original.

[Aviso: o texto abaixo pode ter spoilers da série “The Rings of Power”!]

Embora haja grande semelhança entre os títulos da série original e da derivada, “Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” ocorre milênios antes da franquia de filmes do “Senhor dos Anéis”. A nova série do Prime Video não é nenhuma adaptação da obra. Ao invés disso, os produtores da série reuniram diversas partes das obras de J. R. R. Tolkien, escritor responsável por dar vida ao universo de “Senhor dos Anéis”.

Uma das obras adaptadas na produção é “O Silmarillion”, além de mais algumas anotações feitas pelo autor em “Senhor dos Anéis”. Por essa razão, “Anéis de Poder” realizou diversas adaptações na obra, além de desenvolver grandes acontecimentos.

Um exemplo disso é com a lenda do Mithril (metal parecido com a prata e mais forte que o aço), que, segundo a crença de Gil-Galad e Celebrimbor, o Mithril de Durin é apenas um metal que faz parte de uma antiga lenda sobre um elfo e um Balrog, os quais lutam por uma Silmaril (Silmarilli, de acordo com a obra de Tolkien, era uma espécie de pedra preciosa com poderes).

Segundo o que consta na lenda, um raio acabou atingindo uma árvore e a luz que estava na Silmarilli foi transferida para a rocha da montanha, dando origem ao Mithril, isto é, o metal. Mas, embora não haja grandes contradições entre a história original descrita nas obras de Tolkien e os acontecimentos exibidos na série sobre o Mithril, a história é um complemento significativo adicionado ao cânone de “O Senhor dos Anéis” e juntamente com ela vem outros questionamentos que ainda não foram respondidos tanto sobre os Elfos, as Silmarils, o mithril e muitos outros.

Qual livro de Tolkien inspirou Anéis de poder?

Assim como mencionado no início, “Anéis de Poder” acabou recebendo influências de todos os lados, e talvez a resposta certa para o questionamento referente a qual livro inspirou a nova produção seja: nenhum.

Afinal, não há nenhuma obra de Tolkien que irá contar a história da série, a qual possui como pano de fundo a Segunda Era da Terra-Média. Nesse período, também aconteceram o levantar e a queda do reinado de Númenor, mas principalmente a criação dos anéis, que, dentre eles, um é bem conhecido em “Senhor dos Anéis”.

No entanto, a grande maioria dos detalhes não está registrada nas obras de Tolkien de forma organizada. Mas há uma linha do tempo densa dos eventos no Apêndice B, isto é, do material complementar que possui mais informações a respeito da obra de “O Senhor dos Anéis”, chamado de “O Conto dos Anos”.

Ou seja, a narrativa inteira tem como embasamento esses e outros Apêndices de “O Senhor dos Anéis”. Isso concede aos produtores uma facilidade maior em detalhar os acontecimentos da Terra-Média, o que não seria possível para Tolkien com apenas uma linha do tempo.

Em suma, mesmo com essa fidelidade à obra literária, a série não deve permanecer totalmente apegada à linha do tempo mencionada anteriormente, devendo ter modificações para conseguir reunir determinados personagens em certos eventos.

você pode gostar também