Alerta preocupante: El Niño pode mexer (e muito) com o seu bolso; entenda

A chegada iminente do El Niño traz consigo a preocupante perspectiva de um impacto direto nos preços de produtos essenciais. Especialistas alertam para um possível aumento drástico que pode afetar (e muito) o bolso dos consumidores.

Foto: Reprodução

Você já ouviu falar do  El Niño? Esse fenômeno é conhecido por causar grandes alterações climáticas, mas se engana quem acha que ele só é responsável pela mudança do clima e do tempo.

Na realidade, o El Niño pode impactar os preços de diversos produtos e serviços pelos quais cidadãos pagam normalmente no dia a dia.

Especialistas já confirmaram que, em breve, o fenômeno pode atingir o Brasil e desencadear algumas mudanças, além de um impacto profundo em uma série de áreas.

Quais são os efeitos do El Niño, afinal?

O El Niño é responsável por causar alterações na circulação dos ventos na atmosfera. Esse efeito causa grandes impactos na distribuição da umidade e, consequentemente, na distribuição das chuvas e no padrão da temperatura de diferentes regiões.

Talvez você já tenha sentido alguns desses efeitos neste atual inverno, como mudanças de temperatura muito abruptas. Como a umidade do planeta está sendo distribuída de forma incomum, é natural que praticamente todos os estados brasileiros tenham suas temperaturas mais elevadas, ou seja, atualmente estamos enfrentando maiores ondas de calor.

E se engana quem acha que o calor vai nos deixar em breve, porque as expectativas são de que o fenômeno cause um impacto elevado na chegada da primavera e, depois, na do verão.

Quais áreas poderão ser impactadas pelo El Niño?

Segundo informações divulgadas por analistas, milhares de áreas poderão ser impactadas a partir das próximas semanas. Confira abaixo algumas delas:

  • Agricultura;

  • Atividade pesqueira;

  • Bares e restaurantes;

  • Vestuário;

  • Setor elétrico;

  • Segmento farmacêutico.

Agricultura

A área agrícola será bastante impactada pelas mudanças na temperatura provocadas pelo El Ninõ. Estima-se que haverá uma alteração direta na temperatura e no ciclo de chuvas, interferindo diretamente em várias culturas agrícolas que coexistem nas diferentes regiões do país.

As previsões dizem que haverá um grande impacto na produção de ração para o gado, já que esta depende da safra de milho e soja. Com o aumento no preço da produção da ração dos gados, a carne disponível nos açougues também terá seu preço alterado.

Os produtores de cana-de-açúcar também sentirão a mudança, e isso pode afetar diretamente os preços dos combustíveis que são consumidos por carros de milhões de brasileiros todos os dias.

As análises ainda indicam que existe uma grande possibilidade de o preço do trigo também aumentar, causando o encarecimento do valor do pão presente na mesa da maioria dos brasileiros.

Grãos e cereais

As previsões são de que este seja o El Niño mais intenso já visto nas últimas décadas. Com isso, outro setor que poderá ser prejudicado pelo fenômeno é o da produção de cereais e grãos, causando grande aumento no preço da cerveja, por exemplo.

Leonel Paim, vice-presidente da Associação Brasileira de Bares (Abrasel), durante uma entrevista, revelou que o mercado já está de olho nesta situação. Acerca disso, ele afirmou:

“De maneira geral, restaurantes devem usar produtos mais locais, como peixes da Amazônia ou de cativeiro, ou acabar trocando os pratos oferecidos no menu.  Precisamos acabar driblando os efeitos nos preços porque o nosso cliente dificilmente aceita que seja repassado no preço final”, diz o executivo, avaliando que os preços do sushi também podem sofrer aumento.

Conta de luz

Com as mudanças climáticas previstas, haverá aumento de calor em todos os estados do país, o que provavelmente fará com que as pessoas usem mais equipamentos elétricos, como, por exemplo, o ar-condicionado. Dessa forma, a conta de luz  também pode aumentar.  

Vestuário

Por sua vez, o diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTex), Edmundo Lima, acredita que a temperatura também deverá impactar o setor de vestuário:  

“A chegada tardia ou a passagem mais rápida de uma estação, como os meteorologistas preveem para este inverno com o El Niño, pode fazer com que a coleção de inverno seja comercializada em liquidação”, afirma.

El Niño pode ameaçar vidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) também está trabalhando para que os governos de países atingidos pelo El Niño já se antecipem e tomem medidas para salvar vidas.

Nesse sentido, Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), fez um alerta sobre o assunto:  

“A chegada do El Niño aumentará consideravelmente a probabilidade de quebrar recordes de temperatura e teremos um calor mais extremo em muitas regiões do mundo e nos oceanos.”  

você pode gostar também