PERIGO! Pesquisa indica que ondas de calor AMEAÇAM alguns países

Uma recente pesquisa realizada na Universidade de Bristol indica que ondas de calor atualmente colocam em risco boa parte do planeta.

Um dos maiores problemas atuais que a humanidade enfrenta é a mudança climática causada principalmente pelo aquecimento global. Conforme todos devem saber, o aquecimento global é pauta de discussão por praticamente todos os países do mundo recentemente, devido aos grandes danos que está causando para o planeta.

Porém, nem todas as pessoas têm conhecimento sobre o que o aquecimento global causa no planeta ou como ele acontece. Sendo assim, em resumo, o aquecimento global é causado por diversos fatores, os quais, em conjunto, o formam. No entanto, a principal problemática é em relação ao aumento de gases de efeito estufa.

Esse efeito é algo natural do planeta Terra e moderadamente é muito importante para a existência da vida. Porém, na escala em que se encontra atualmente, o efeito estufa acaba por manter os raios solares “presos” na atmosfera do planeta por muito tempo. Dessa forma, ocorre um grande aumento na temperatura média do planeta.

Essa temperatura média é calculada por meio das temperaturas mais baixas e das mais altas. Ou seja, se há um aumento na temperatura média, então temos as menores temperaturas ficando cada vez mais quentes, enquanto as maiores temperaturas estão ficando literalmente insuportáveis.

Pesquisa investiga onda de calor que coloca países em risco

Logicamente, os perigos do aumento da temperatura média do planeta são enormes. Dessa forma, afeta não apenas a qualidade da vida humana, mas também coloca em risco inúmeros ecossistemas. Sendo assim, muitos cientistas ao redor do mundo dedicam o seu tempo a estudar mais sobre esses fenômenos.

Um dos mais recentes estudos publicados pela revista Nature, na última terça-feira (25), trouxe uma infeliz revelação. O estudo foi realizado na Universidade de Bristol, na Inglaterra, e possui como principal autora a Doutora em Climatologia Vikki Thompson.

Em seu estudo, vemos aquilo que ela caracteriza como “períodos de retorno de eventos raros”. Ou seja, os eventos raros – já não tão raros – são as ondas extremas de calor.

Portanto, em sua pesquisa, é possível perceber pontos no globo que ainda não foram afetados por ondas de calor fora do comum. Mas que, segundo o estudo, têm grandes chances de serem afetados por novas ondas de calor excedente.

Percebe-se que boa parte dos países com maiores chances de serem afetados é economicamente mais vulnerável. Ou aqueles que por sua alta latitude não estão devidamente preparados para ondas de calor extremo. Logo abaixo é possível conferir um mapa feito pelos autores do estudo e que apresenta os pontos com maiores riscos.

Pontos de Calor Extremo
Imagem: Universidade de Bristol (Inglaterra)/Reprodução
você pode gostar também