Alerta! Cientistas afirmam que o fim da Terra está PRÓXIMO
Saiba por que esses cientistas afirmam que o fim do mundo está mais próximo do que se imagina. Será que a humanidade pode fazer algo para tentar evitá-lo?
Não é de hoje que os cientistas de todo o planeta vêm alertando para as mudanças climáticas que já estão acontecendo em decorrência do atual sistema de produção mundial.
Ocorre que, dessa vez, pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, divulgaram recentemente uma descoberta que levanta preocupações.
De acordo com esses físicos, o mundo pode estar se aproximando de seu fim sem que tenhamos consciência disso.
Fim do mundo está próximo
Ao investigar o impacto da atividade humana no clima da Terra, a equipe de cientistas descobriu que, embora seja possível alcançar uma “estabilização climática” em temperaturas mais altas, o planeta corre o risco de cair em um estado caótico, tornando os eventos climáticos futuros imprevisíveis e praticamente impossíveis de serem controlados.
Ou seja, é bem possível que a humanidade já tenha chegado a um estado irreversível de destruição do planeta por conta da produção capitalista, consumo desenfreado, desmatamentos e outros fatores que provocam mudanças climáticas extremas.
Embora os resultados dessa pesquisa tenham sido publicados há mais de um ano no servidor de pré-publicações arXiv, eles ainda não passaram pela revisão por pares.
No entanto, se as previsões desses cientistas se confirmarem, poderemos estar diante de um momento crítico, no qual será necessário intensificar nossos esforços para combater as mudanças climáticas ou aceitar a frustração de termos sido a geração que deixou isso acontecer.
Como os teóricos chegaram a essa conclusão?
Ao aplicar o modelo teórico de Ginzburg-Landau aos períodos geológicos da Terra, como o Holoceno, que teve início há aproximadamente 11.700 anos, os pesquisadores buscaram obter insights sobre o desenvolvimento climático.
Ondas de calor cada vez mais intensas e padrões climáticos imprevisíveis, que já estão causando mortes, são apenas o começo.
Segundo as projeções dessa equipe de cientistas, sem uma rápida estabilização das temperaturas, a Terra pode entrar em um estado caótico, resultando em eventos climáticos ainda mais mortais e imprevisíveis.
Isso tornaria extremamente desafiador alcançar a tão necessária estabilização e fazer previsões sobre o futuro do clima.
Embora as descobertas sejam alarmantes, elas estão alinhadas com a crescente quantidade de evidências científicas que ressaltam o impacto descontrolado da humanidade nas mudanças climáticas.
Essa nova pesquisa serve como um lembrete urgente de que a ação global é necessária para enfrentar essa crise e para mudarmos profundamente a nossa civilização se quisermos sobreviver.
Portanto, é necessário pressionar governos e, principalmente, as indústrias, principais culpadas pelo atual estado do planeta, a mudarem seus paradigmas.