Alan Moore confessa que quer iluminar a mente das pessoas
Alan Moore é criadores de histórias em quadrinhos, a hipótese de transformar a mentalidade da sociedade em sua vida como agora. Veja mais!
Não há nenhuma dúvida que Alan Moore é considerado um dos mais populares criadores de histórias em quadrinhos. No entanto, muitas vezes, suas ideias acabam fugindo um pouco do comum.
Isso pode ser visto nitidamente em uma entrevista que ele recentemente participou, na qual ele alegou ter cogitado a ideia de pegar um enredo de coringa para clarear a mente das pessoas.
Alan Moore já anunciou a todos que está prestes a se aposentar em escrever histórias em quadrinhos, porém, isso não irá impedi-lo de continuar disponibilizando-as de forma mais abrangente.
O início da carreira de Moore ocorreu quando passou a escrever e criar quadrinhos britânicos e chegou a trabalhar na Marvel UK, um setor ramificado dos Studios Marvel. Porém, Moore acabou encontrando mais sucesso ao publicar suas histórias na revista Warrior.
Contudo, somente depois que ele passou a escreveu “Watchmen e Superman: For the Man Who Has Everything to Follow” que, finalmente, sua carreira decolou.
No entanto, conforme Alan Moore compartilhou durante a entrevista com Sam Leith do The Guardian, ele não está mais impedido por suas barreiras limitantes para atingir um único alvo, mas agora ele se encontra livre para mudar de opinião, principalmente no que se refere a reservatórios de água.
Veja abaixo um trecho da entrevista de Moore
“Provavelmente sou um membro praticamente não reconstruído da esquerda psicodélica de 1970, onde a agenda era justa: vamos deixar o LSD nos reservatórios e, assim, iluminar a todos. Felizmente, antes que eu pudesse implementar isso, eu cresci e percebi que seria uma péssima ideia.
Mas, no entanto, a ideia de iluminar as pessoas como uma forma de mudar a sociedade provavelmente permaneceu minha diretiva mais forte.”
Embora a ideia possa ser compreensivamente drástica, é muito semelhante aos planos do Coringa. A hipótese de transformar a mentalidade da sociedade por meio da clareza nunca foi tão vista como em Moore e David Lloyd’s em V For Vendetta.
Na narrativa, temos a figura central chamada V, quase todos os acontecimentos que ocorrem são para gerar mudanças por meio de esclarecimento.
Em “From Heel”, história criada por Moore e Eddie Campbell, acontece algo semelhante que nos surpreende de forma assombrosa, pois o personagem de Sir William Gull também está desejoso em mudar a sociedade, porém ao contrário do que pensamos seu intuito era maléfico, maldoso, onde a guerra contra o machismo era totalmente ignorada.
O protagonista estava completamente disposto a matar Jack, o Estripador, pois de acordo com suas crenças, isso seria suficiente para impedir o avanço da emancipação das mulheres.
Aqui, no ponto de vista de Moore, Gull não está esclarecendo a mente das pessoas, mas está mudando elas para não conseguirem ser iluminadas.