Adicionar sal ao café é a nova tendência, mas será que isso faz bem à saúde?
Longe de ser apenas uma tendência das redes sociais, colocar sal no café pode ter resultados surpreendentes no sabor da bebida.
Será que o açúcar deixará de ser o preferido na hora de adoçar o café? Recentemente, tem se tornado comum ver as pessoas adicionando sal no café para maximizar o sabor da bebida milenar. Porém, será que colocar essa pitadinha do ingrediente é benéfico para a saúde?
O que a ciência diz sobre colocar sal no café?
O sal é um componente fundamental na gastronomia, sendo usado para realçar os sabores de alimentos e bebidas. Por muitos anos, ele foi o principal responsável pela conservação dos alimentos antes da invenção da geladeira e do refrigerador, garantindo maior vida útil para carnes e vegetais.
Nas bebidas, como o café, o sal é utilizado para reduzir o sabor amargo e acentuado, especialmente em preparações mais fortes, como nas prensas francesas ou máquinas de expresso.
Mas, ao contrário do que possa parecer, essa tendência de adicionar sal no café não é nova e já foi, inclusive, objeto de estudo pela revista Nature. A pesquisa de 1997 comprovou que o sal consegue realçar o sabor do café e contribui efetivamente para reduzir o amargor da bebida.
Isso ocorre porque o paladar consegue identificar os sabores amargo, azedo, doce e salgado. Assim, ao adicionar sal ao café, o cérebro ativa os receptores associados ao sabor salgado, o que contribui para reduzir a percepção do sabor amargo e, consequentemente, equilibra os diferentes sabores.
Se no Brasil essa prática ainda é uma novidade, em países escandinavos o hábito de colocar cloreto de sódio no café já está consolidado. Inclusive, faz parte dos preparativos para a cerimônia de casamento, como acontece na Turquia, quando a noiva prepara café com sal para a família do futuro cônjuge.
Cuidados ao colocar sal no café
Embora seja ótimo para adicionar sabor, o sal em excesso pode ser prejudicial à saúde. Portanto, antes de exagerar na quantidade de colheres, lembre-se de que este ingrediente está diretamente associado à hipertensão, insuficiência renal e outros males.
Para quem costuma frequentar cafeterias, não é incomum encontrar sachês de sal junto ao açúcar. Pode ser que você nunca tenha pensado sobre a efetiva utilidade dessa substância, mas agora pode testar e comprovar como fica o sabor do café com essa adição inusitada.