Saúde em dia: estudo de Harvard revela 2 bebidas tão saudáveis quanto a água

Estudo recente mostra que não é necessário se desfazer de bebidas saborizadas para ser saudável. Leia a matéria na íntegra para saber mais.

Em um mundo cada vez mais industrializado, a busca por produtos saudáveis e pouco nocivos tem se tornado muito relevante. Isso ocorre porque estamos frequentemente expostos a uma infinidade de produtos processados.

O acesso à informação proporcionado pela internet aumentou o interesse da população em temas relacionados à saúde, levando ao conhecimento popular os riscos advindos da falta de cuidados.

Assim, diversas dicas de dietas e de que tipo de comida ou bebida saudável se deve consumir foram tomando conta das redes. Ainda assim, a desinformação pode aparecer e muitas inverdades acabam sendo passadas, tornando difícil saber o que ingerir.

No caso das bebidas, a opção mais saudável é, evidentemente, a água. Mas e quando não queremos abrir mão de outros sabores? Você saberia dizer quais são as duas bebidas que são tão saudáveis quanto a água?

Um estudo feito por pesquisadores de Harvard pode revelar, então preste atenção nas linhas a seguir!

Estudo de Harvard indica 2 bebidas saudáveis que não são água

Foto: Lei da Atração/Reprodução

Em um estudo recente realizado por pesquisadores de Harvard e divulgado no site La Tercera, os autores comprovaram de uma vez por todas, quebrando alguns mitos e estimulando o conhecimento, que duas bebidas saborosas podem ser tão saudáveis quanto a água.

Sem muito mistério, as apontadas por eles foram o chá e o café, respectivamente, nas próximas posições no “ranking saudável”.

Agora os amantes da cafeína ou chá matinal podem finalmente se alegrar e aproveitar seus sabores favoritos. Além da revelação, os especialistas apresentaram os motivos para a escolha, além dos benefícios desses dois itens.

Benefícios das bebidas

Foto: Digital Agro/Reprodução

Chá

As duas bebidas referidas são extremamente consumidas no mundo, além de serem grandes parceiras dos brasileiros. No caso do chá, ele fornece benefícios como a redução do risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, além de diminuir as chances de morte prematura.

Eles também são ótimos pela praticidade. Apenas com a colheita de folhas de chá-da-índia (Camellia sinensis) e a adição de água quente, é possível aproveitar o líquido. Dependendo da oxidação e do cultivo da planta, bem como da espécie, diversos tipos de chá podem se formar, tanto com cafeína quanto sem esse elemento.

Café

Esse é o queridinho dos brasileiros. Além de desempenhar um papel importante na economia do país, está presente no cotidiano de quase todos. A bebida já foi associada a diversos benefícios, mas uma série de mitos acerca do vício em cafeína são espalhados por aí.

Para aqueles que são mais sensíveis, basta consumir o produto descafeinado. Isso porque os antioxidantes, anti-inflamatórios e flavonoides presentes serão os mesmos.

É importante salientar que, tanto no caso do café quanto do chá, a ingestão recomendada deve ser regular e a uma temperatura não muito alta, evitando danos aos tecidos do corpo e prevenindo problemas estomacais, como câncer e úlceras.

você pode gostar também