Mistério revelado: esta é a verdadeira função do furo na tampa da caneta

Se você já se perguntou sobre qual o objetivo deste furo nas canetas de plástico, confira agora a resposta.

Existem algumas características em objetos do dia a dia que chamam a nossa atenção como, por exemplo, o furo na tampa das canetas esferográficas. A primeira coisa que ocorre é que esse furo tem o objetivo de conter algum vazamento de conteúdo. Mas será que é realmente isso? Hoje descobriremos qual é a função do furo na tampa da caneta.

Os designs dos objetos sofrem alterações ao longo dos anos visando melhorias

A primeira fabricante a desenvolver essa estratégia foi a Bic, sendo grande inspiração para as demais. Desde então, a presença desse furo passou a ser obrigatória. Logo, foram regularizadas as medidas padrões de diâmetro para a produção internacional de canetas.

Marcel Bich lançou, em 195, a primeira versão da caneta mais famosa do mundo. A Bic melhorou o design já conhecido, incluindo modificações funcionais e dando início a produção de baixo custo.

Dentre as modificações, foram incluídas tecnologias que facilitam a passagem da tinta, aspectos que impedem vazamentos. Um outro ponto importante são os furos laterais que igualam a pressão da caneta com o ambiente, permitindo o uso em locais altos evitando que a diferença de pressão leve ao estouro do conteúdo.

Esse furo geralmente está presente em canetas do tipo esferográficas. A função do furo na tampa da caneta, diferente do que muitos pensam, não tem a ver com o controle de vazamento, mas sim com a segurança.

Embora não seja nada higiênico, muitas pessoas costumam manter entre os dentes as tampas das canetas. Assim, os fabricantes mantêm esse furo para evitar asfixia caso a pessoa acabe engolindo o objeto de forma acidental.

Nos EUA, o número de pessoas que morrem asfixiadas com tampas de canetas é por volta de 100, todos os anos. Por isso, a função do furo na tampa da caneta é tão importante para os usuários do mundo inteiro.

você pode gostar também