UVB-76: esta misteriosa rádio russa tira o sono da população há quase 40 anos
Rádio russa esconde diversos segredos e nenhuma pista é apresentada. Veja mais!
No século passado, durante muitos e muitos anos, as rádios faziam um sucesso enorme em todo o mundo. Mas, com a chegada das novas tecnologias, as rádios acabaram em segundo plano. Entretanto, nunca deixaram de existir e de se reinventar. Na Rússia, existe uma rádio chamada UVB-76, que está no mercado desde a década de 1980.
Porém, o que deixou a rádio tão famosa foi o fato de ela não tocar música, como a maioria. A rádio faz uma transmissão 24 horas por dia de um chiado, que só é interrompido para anunciar alguns números e nomes, sem sentido algum.
Além disso, um fato curioso é que, desde o lançamento até 2010, a rádio só parou suas transmissões apenas três vezes para anunciar números e nomes. Conheça um pouco mais sobre a rádio russa a seguir.
A rádio russa UVB-76
A rádio logo ganhou destaque no país por conta de todo o mistério que a envolve. A população russa começou a ficar vidrada nela, criando teorias da conspiração para tentar chegar a algum denominador comum sobre a existência da rádio.
Em relação às únicas três mensagens, ocorreram nos anos de 1997, 2002 e 2006. E o mais curioso é que as mensagens não pareciam gravações, ou seja, seria uma transmissão ao vivo. Durante essas transmissões, era possível ouvir conversas e o barulho perto do microfone, o que corrobora com a especulação.
Por conta desses casos, os russos estavam cada vez mais viciados na rádio. Porém, em junho de 2010, a rádio ficou mais de 24 horas fora do ar, o que acabou deixando seus fãs em desespero. No entanto, isso aconteceu porque a rádio estava mudando a sua rotina de transmissões. Assim, no dia 10 de junho, durante quatro minutos, transmitiram um Código Morse.
Mais tarde, em setembro daquele ano, durante 38 segundos, a rádio chegou a transmitir uma parte de “Dança dos Pequenos Cisnes”, do balé “O Lago dos Cisnes”. Em 7 de setembro, as mensagens com números e nomes voltaram à programação, dando a entender que a rádio teria mudado de nome para MDZhB.
Governo russo e a rádio
Durante muito tempo, o governo russo negou ter envolvimento com a rádio. Porém, depois da mudança de sede, de maneira muito rápida e curiosa, encontraram o livro de anotações sobre as mensagens transmitidas. Isso corroborou para as pessoas entenderem que o exército russo estava envolvido com as transmissões.
Ninguém sabe o porquê de o exército estar envolvido com a rádio nem qual é o real propósito ou objetivo. Além disso, depois da mudança de sede, ninguém descobriu onde a emissora está agora. Alguns acreditam que esteja em uma cidade perto da fronteira com a Estônia.
Ainda hoje, a rádio continua transmitindo a sua programação diariamente. Para escutar a programação, você precisa acessar o site <websdr.ewi.utwente.nl:8901> e inserir a frequência 4625 no espaço indicado pela abreviatura “kHz”. Após isso, coloque em modo de banda USB e aí está!