Cronologia de ‘O Senhor dos Anéis’: estas são as melhores formas de assistir à franquia
Saiba qual é o melhor jeito de assistir à franquia 'O Senhor dos Anéis' para adentrar e vivenciar ao máximo esse universo de fantasia!
Entre as franquias de maior sucesso da história do cinema, as trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” estão entre as melhores avaliadas, premiadas e em margem de lucros, conferindo a esses projetos um enorme sucesso de público e crítica.
Essas franquias constituem um fenômeno cultural popular que por anos acompanham gerações. A trilogia de “O Senhor dos Anéis” abrangeu o começo dos anos 2000, retornando com as prequelas nos seguimentos de 2012.
Em 2022, teve sua primeira série desenvolvida e publicada pela Amazon Prime Video, que, diferentemente dos filmes, teve uma recepção menos calorosa do grande público.
O desenvolvimento da Terra-Média foi adaptado de forma que não acompanha a cronologia dos fatos. Como sabemos, a primeira adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien foi com a trilogia de Peter Jackson e contou títulos iguais aos longas.
Contudo, esses livros foram lançados após a estreia de “O Hobbit”, que recebeu posteriormente três adaptações para o cinema. A história do livro foi dividida em três partes, que rendeu aos fãs da alta fantasia um retorno triunfante para o cenário medieval de Tolkien.
Entendendo de onde vieram as adaptações, fica a grande questão: “Qual a ordem correta para assistir à trilogia “O Senhor dos Anéis“? Em termos específicos, existem apenas duas ordens possíveis para o entendimento da história: a ordem de lançamento das obras, a que os fãs acompanharam, ou a ordem cronológica atual.
1. Ordem de lançamento das obras
Segundo o que os fãs mais antigos do universo de Tolkien acompanharam, a ordem possível para assistir é a de lançamentos, que começa primeiro com a trilogia original dos anos 2000. Segue a lista:
- “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)”
- “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)”
- “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)”
- “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)”
- “O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)”
- “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)”
- “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (2022)”
2. Ordem cronológica atual
Partindo da ordem cronológica atual da franquia, o ideal é começar pelos eventos que antecedem e muito a história que se passa na trilogia de Peter Jackson. Em ordem de produção, fica da seguinte forma:
- “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (2022)”
- “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)”
- “O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)”
- “O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos (2014)”
- “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)”
- “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)”
- “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)”
As ordens não interferem de fato no entendimento da franquia. Contudo, ter noção de que alguns projetos estão trabalhando com o passado dela é fundamental para saber sobre a realidade de alguns personagens que permanecem vivos ou compartilharão experiências no futuro.
Com isso, de acordo com cada opção escolhida, podemos ter em mente se a problemática já foi superada… ou não. E aí? Conte para a gente qual é a sua ordem de leitura e compartilhe com seus colegas.