Steven Spielberg diz que se arrepende do filme ‘Tubarão’, de 1975

Após um longo tempo, Spielberg revelou o que causou o sentimento de arrependimento em seu coração por causa desse filme.

Em meados dos anos 1970, “Tubarão”, de Steven Spielberg, chegava aos cinemas ao redor do mundo pronto para exibir uma incrível produção. No entanto, a obra acabou tomando proporções enormes, para além dos sets de filmagem. Por conta disso, hoje a produção serve como um fardo que o diretor precisa levar até o fim de sua vida.

A história por trás da trama, inspirada em um livro escrito por Peter Benchley, gira em torno de um enorme tubarão branco que acaba atormentando a cidade de Amity, na Nova Inglaterra. Ciente do que está acontecendo, o xerife da cidade anseia por fechar as praias e não permitir que os banhistas entrem na água.

Contudo, temeroso pela queda no número de visitantes, o prefeito da cidade impede que isso aconteça para que seja possível continuar faturando.

Sem conseguir ficar longe e apenas olhar, o xerife, ao lado de um cientista e um pescador, decide montar um grupo e ir atrás desse terrível animal. A história foi inspirada em um evento real, ocorrido em 1916, em Nova Jersey.

O grande fardo da vida de Spielberg

Após o lançamento da obra, algo inesperado aconteceu e tomou outro rumo, um que não estava dentro dos planejamentos do diretor, que era relacionado ao aumento da caça de tubarões-brancos ao redor do mundo. Esse fato foi até mesmo comprovado em uma pesquisa.

Isso aconteceu devido ao filme ter se tornado um grande sucesso na época, influenciando muitos a levarem tamanhas criaturas próximo à extinção.

Em uma entrevista da qual o cineasta participou, no programa Desert Island Discs, da BBC Radio 4 (via Entertainment Weekly), ele compartilhou a seguinte fala com o público:

“Sinceramente, até hoje eu lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme”, disse o diretor. “Eu realmente, realmente me arrependo disso.”

Em outra participação, Spielberg foi interrogado sobre o que poderia acontecer caso estivesse em uma ilha e ela ficasse rodeada de tubarões. A resposta dele foi a seguinte:

“Essa é uma das coisas que ainda temo. Não para ser comido por um tubarão, mas porque os tubarões estão de alguma forma bravos comigo pelo frenesi alimentar de pescadores esportivos malucos que aconteceu depois de 1975.”

você pode gostar também