Golpistas prometem selos de verificação do Instagram; entenda
Leia as orientações para não cair no novo golpe que promete a verificação da conta do Instagram. Confira quais são os requisitos oficiais!
Golpistas entram em contato com usuários do Instagram com a promessa de lhes garantir o famoso selo azul de verificação de perfil.
Se alguém pesquisar “selo de verificação Instagram” no Google, uma das sugestões que o mecanismo de pesquisa oferece é a pergunta sobre o valor pago para que se obtenha o selo. O valor exigido pelos golpistas varia entre R$ 5 mil a até R$ 35 mil! Além de roubarem o dinheiro, os golpistas também roubam as informações pessoais de suas vítimas.
Como seu público-alvo realmente consiste em pessoas que possuem muitos seguidores e usam a mídia social como fonte de renda de trabalho, eles conseguem enganá-las, pois o selo azul tornou-se um símbolo de status entre os influenciadores do Instagram.
As contas verificadas devem representar uma pessoa física, empresa ou organização que seja muito pesquisada. O objetivo do Instagram com isso é que os usuários tenham certeza de que não estão em contas falsas, portanto o selo acaba levando credibilidade e confiabilidade ao perfil.
Oficialmente, o Instagram explica também que, para ser verificada, a conta deve representar apenas uma pessoa real ou empresa, e ambas devem ter apenas uma única conta que as represente. Além disso, o perfil deve ser público, ter uma biografia, uma foto de perfil e ao menos uma publicação.
Por fim, o Instagram diz que verifica contas que aparecem em várias fontes de notícia e que os conteúdos pagos ou promocionais são válidos como tal. O selo não poderá ser transferido para outros perfis e a conta verificada não poderá alterar seu nome.
Com tantas “exigências”, algumas pessoas acabam achando esse processo todo muito burocrático, e foi a partir disso que os golpes têm sido mais procurados, pois oferecem um caminho mais fácil.
O Instagram jamais entrará em contato com o usuário para lhe oferecer o selo, este deve ser solicitado oficialmente no aplicativo; no entanto, algumas pessoas têm recebido e-mails dizendo que suas contas possuem os requisitos para verificação e pedem as informações de login e senha delas. Geralmente, formulários com fins de roubar informações das vítimas também são enviados.
E-mails com endereço “info@business-objectionchannel.com” e “business-objectionchannel.com” foram descobertos; eles enviam uma mensagem de pré-aprovação do selo. No entanto, oficialmente o Instagram não faz isso, visto que não entra em contato com seus usuários. No corpo do e-mail, eles inserem um link dizendo que, ao clicar nele, o usuário finalmente terá o seu sonhado selo.
Por fim e não menos importante: a verificação do Instagram não é paga! Geralmente, os golpistas pedem uma quantia e não oferecem mais nenhuma informação. No entanto, algumas empresas legítimas podem ajudar seus clientes a receberem a verificação, mas, para isso, sim, cobram uma taxa. No entanto, essa taxa não é pelo selo, mas pela ajuda que fornecem para que o Instagram verifique o perfil.