Análise mostra quais tipos de celulares emitem mais radiação
Será que seu celular aparece entre os que mais emitem radiação? Saiba o que é e como reduzir a exposição.
Atualmente, a preocupação com os níveis de radiação emitidos pelos smartphones tem aumentado.
Com a grande variedade de marcas e modelos disponíveis, pode ser desafiador identificar quais são mais seguros e quais é melhor evitar.
Quer saber se seu aparelho é seguro? Continue lendo este post!
A radiação pode estar presente em alguns aparelhos – Fotomontagem: Multiverso
A radiação em telefones
Ao segurar nossos smartphones próximos ao ouvido para nos comunicarmos, também estamos expostos à radiação que esses aparelhos emitem.
Ela provém das ondas de radiofrequência (RF) usadas para transmitir e receber sinais. A Taxa de Absorção Específica (SAR) é uma medida importante para entender quanto dessa radiação nosso corpo absorve.
Um relatório recente da Stocklytics revisitou algumas descobertas preocupantes. Marcas como Xiaomi e Samsung estão no topo da lista em termos de níveis de radiação.
Modelos como Xiaomi Mi A1 e Samsung Galaxy A23 5G são especialmente problemáticos, apresentando altos níveis de SAR tanto para o ouvido quanto para o corpo.
Saiba a taxa de radiação de cada marca
Para garantir que a exposição à radiação permaneça dentro de limites seguros para os usuários, os órgãos reguladores definem limites para a Taxa de Absorção Específica (SAR) dos smartphones.
Esses limites variam em diferentes partes do mundo, situando-se geralmente entre 1,8 e 2,0 watts por quilograma (W/kg). Smartphones com um SAR abaixo desse valor são considerados seguros para uso.
Por isso, é fundamental verificar o SAR de um dispositivo antes de comprá-lo, especialmente se você estiver preocupado com a exposição à radiação.
O relatório da Stocklytics mostrou os índices de SAR verificados em alguns modelos populares de smartphones, todos dentro da faixa considerada segura:
- Xiaomi Mi A1: SAR de 1,75 W/kg (ouvido) e 0,76 W/kg (corpo);
- Xiaomi Mi Max 3: SAR de 1,58 W/kg (ouvido) e 1,42 W/kg (corpo);
- Samsung A23 5G: SAR próximo a 1,5 W/kg para ouvido e corpo;
- Samsung Galaxy Z Fold 4: SAR de 1,30 W/kg (ouvido) e 1,51 W/kg (corpo);
- Samsung Galaxy Z Fold 5: SAR de 1,24 W/kg (ouvido);
- Google Pixel 3a e 4a: SAR de 1,36 W/kg a 1,39 W/kg (ouvido);
- iPhone 7 series da Apple: SAR dentro de uma faixa segura de 1,36 W/kg a 1,39 W/kg (ouvido).
O 5G e a radiação
Se você está preocupado com a exposição à radiação, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir o risco.
Usar um fone de ouvido com fio ou viva-voz durante as chamadas mantém o telefone longe da cabeça. Reduzir a duração das chamadas também minimiza a exposição.
Ativar o modo avião em áreas com sinal fraco diminui a emissão de radiação. Optar por enviar mensagens de texto em vez de fazer chamadas também pode reduzir a absorção de radiação.
Embora a radiação dos smartphones seja uma preocupação crescente, há medidas que podemos tomar para diminuir nossa exposição.
É importante lembrar que os limites impostos pelos órgãos reguladores existem para garantir que os telefones não emitam radiação em níveis prejudiciais.