Funcionários da Disney são PROIBIDOS de fazer gesto específico; entenda
Descubra o segredo por trás da cortesia mágica da Disney e saiba por que os funcionários jamais podem apontar para algo ou alguém com apenas um dedo nos parques.
Alguém já deve ter te corrigido: apontar o dedo para alguém é feio, não é mesmo? Aparentemente, essa regra parece ser levada muito a sério pelos funcionários da Disney.
Nos parques da empresa, ninguém verá um funcionário apontando apenas com um dedo para alguém em nenhuma circunstância. Sempre serão apontados dois dedos.
Mas, afinal, por que essa regra existe?
Regra dos dois dedos: duas teorias sobre sua origem
Essa regra, que se tornou conhecida como The Disney Point, exige que os funcionários usem dois dedos, indicador e médio juntos, para indicar algo ou apontar uma direção.
Existem algumas teorias sobre a sua origem.
Uma delas diz respeito a evitar ofensas em diferentes culturas. Afinal, apontar com um único dedo pode ser considerado rude ou mal educado em algumas delas, então usar dois é uma forma mais universalmente aceitável de indicar algo.
Isso foi trazido à tona pelo jornal The Independent, contradizendo a segunda teoria, que foi relatada por um funcionário em entrevista concedida ao site HuffPost.
A segunda teoria diz respeito a uma certa homenagem ao fundador Walt Disney, que costumava usar dois dedos para indicar coisas ao visitar os parques.
Ele sempre fazia isso porque tinha o constante hábito de fumar e, assim, estava sempre segurando um cigarro e apontava para algo utilizando dois dedos para que o cigarro não caísse.
Fotos de Walt Disney, fundador, usando os dois dedos – Imagem: Peta Pixel/Reprodução
Mas, segundo outras fontes, essa ideia pode até ser verdadeira, mas não é a mais aceita, pois funcionários e proprietários não querem que o parque ou o nome Disney seja associado ao tabagismo.
Independentemente da origem exata, a regra dos dois dedos é uma prática amplamente observada nos parques da Disney e é vista como uma forma de cortesia e respeito aos visitantes de diferentes culturas.
Portanto, da próxima vez que você estiver nos parques da Disney e precisar de direções, não se surpreenda se um funcionário apontar com dois dedos em vez de um. É tudo parte da magia dos parques.