ESTES são os países com menores riscos de desastres naturais
Relatório anual revela quais são os países menos propensos a enfrentar desastres naturais.
Os desastres naturais representam uma das maiores ameaças enfrentadas pela humanidade, desencadeando devastação e tragédia em diferentes partes do mundo.
Desde tempestades e furacões até terremotos e inundações, esses eventos são resultado de processos naturais que ocorrem na Terra.
Além da questão geológica dos lugares, a crescente interação entre atividades humanas e o meio ambiente também tem contribuído para aumentar a frequência e a intensidade desses desastres.
Ações antrópicas são as maiores causadoras de desastres naturais em países como, por exemplo, o Brasil.
No caso do nosso país, mesmo tendo uma boa posição geográfica, situado longe dos limites das placas tectônicas, o que significa consequentemente menos riscos de eventos como tsunamis, vulcanismo e terremotos de altas magnitudes, ações como construções em espaços vulneráveis são as principais causas dos desastres.
Local afetado por desastre natural no Brasil – Imagem: Adobe Stock/Reprodução
5 países com menores riscos de desastres naturais
Diante desse cenário, a busca por estratégias de prevenção, resposta e mitigação se tornou uma prioridade global, visando proteger vidas, propriedades e infraestruturas vulneráveis a esses eventos catastróficos.
Neste contexto, é fundamental compreender a natureza desses desastres, suas causas e impactos, bem como desenvolver medidas eficazes para minimizar seus efeitos devastadores.
Em um mundo cada vez mais suscetível a eventos climáticos extremos, a segurança contra desastres naturais tornou-se uma prioridade global.
Sendo assim, vários países têm direcionado investimentos em infraestrutura e políticas de prevenção para proteger suas populações.
A cada ano, o relatório WorldRiskReport é divulgado para embasar essas análises de risco e prevenção.
De acordo com o documento, confira a seguir quais são os cinco países que se posicionam como os mais seguros do mundo para lidar com a fúria da natureza.
1. Andorra
Andorra é considerado o território mais seguro contra desastres naturais, de acordo com o documento divulgado.
Isso acontece devido à sua localização montanhosa e isolada, que a protege de muitos eventos climáticos extremos.
Além disso, sua topografia robusta e medidas de prevenção eficazes consolidam ainda mais a segurança do país.
2. Mônaco
De acordo com o relatório anual, Mônaco é o segundo país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização costeira e ao clima ameno do Mediterrâneo, o que minimiza a exposição a fenômenos climáticos extremos.
Além disso, a prevenção de riscos de Mônaco conta com importantes investimentos tanto nos sistemas de alerta quanto na infraestrutura em geral.
3. San Marino
No terceiro lugar da lista vem San Marino, privilegiado por estar no interior da península italiana.
Essa localização protege o país de eventos climáticos extremos, enquanto suas políticas de prevenção e resposta reforçam sua resiliência diante de possíveis ameaças naturais.
4. São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe, localizado no Golfo da Guiné, na costa oeste da África Central, é considerado o quarto país mais seguro contra desastres naturais.
Nesse caso, sua localização geográfica favorável reduz a incidência de fenômenos climáticos extremos.
Além disso, o país implementou eficazes medidas de prevenção e resposta, fortalecendo sua resiliência diante de possíveis eventos adversos.
5. Luxemburgo
Luxemburgo se destaca como o quinto país mais seguro contra desastres naturais, graças à sua geografia privilegiada, com baixa propensão a eventos climáticos extremos.
Além do privilégio geográfico, o governo do país também investiu significativamente em infraestrutura resiliente e avançados sistemas de alerta.