A Academia de membros do Oscar e o Twitter encontraram uma alternativa para que os cinéfilos tenham participação na premiação
A Academia ainda pensa em formas de superar os desapontamentos dos cinéfilos
Para o desapontamento do público cinéfilo, o gosto dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dificilmente, vai ao encontro de seus gostos. Em inúmeras ocasiões, algumas decisões tomadas pelos membros quanto aos indicados e vencedores do Oscar foram muito criticadas pelo público, principalmente nas redes sociais.
Leia mais: Oscar terá especial de dança dos irmãos Derek e Julianne Hough
Os cinco filmes que atingiram as maiores bilheterias no ano de 2021, receberam duas indicações coletivas ao Oscar. As indicações para Melhores Efeitos Visuais foram para Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Alguns fãs não aprovaram e protestaram, pois a Academia não considerou filmes como Venom: Let There Be Carnage, Black Widow e F9: The Fast Saga. Ou melhor, nem os indicou para nenhuma categoria.
Alguns anos atrás, a Academia chegou a estruturar uma maneira de prestigiar a opinião dos cinéfilos e criou uma nova categoria que faria uma menção honrosa para ‘”realização notável no cinema popular’’, porém, de forma inesperada, o público teve uma rejeição tão grande e negativa que o Oscar largou a ideia sem nem implementar sua ideia.
Porém, a Academia ainda pensa em formas de superar esses desapontamentos dos cinéfilos e inserir “filmes populares” nas transmissões do Oscar. Através do Twitter terá participação do público em escolher seu filme preferido para ser homenageado durante as premiações.
E o que poderia dar errado?
A partir do dia de hoje e até o dia 3 de março, o Oscar começou a fazer um acompanhamento de perto de todos os filmes que serão citados no Twitter com a hashtag “#OscarsFanFavorite”, segundo o The Hollywood Reporter.
A forma encontrada pela Academia do Oscar foi uma muito simples, aquele filme que receber mais menções no twitter “será eleito” como o filme popular durante a premiação do Oscar (o artigo faz a observação de que esta não é uma “categoria formal do Oscar”).
E a Academia foi além disso, três usuários sortudos do Twitter que utilizarem a hashtag serão escolhidos e ganharão uma viagem gratuita para acompanhar a edição do Oscar de 2023, também poderá apresentar um prêmio no show. Cada usuários poderá twittar para o seu filme favorito até 20 vezes por dia.
O vice-presidente de marketing digital da Academia deu esta declaração ao THR:
“Estamos entusiasmados com a parceria com o Twitter para ajudar a construir um público digital engajado e animado até a cerimônia deste ano. Por meio dessas ativações, os usuários de mídia social em todo o mundo agora têm mais oportunidades de se envolver com o programa em tempo real, encontrar uma comunidade e fazer parte da experiência de maneiras que nunca puderam antes”.
Supomos que a Academia está esperando algum longa-metragem como Homem Aranha: Sem Volta Para Casa e seus milhões de fãs fervorosos seja o grande vencedor, o que permitiria que o maior sucesso de 2022 seja celebrado de forma única.
Porém, é importante a reflexão: todos os filmes de 2021 tem a possibilidade de vencer esse prêmio, depende apenas de que ele recebe um número de menções no Twitter maior que as menções dos adversários.
Portanto, caso ocorra uma união massiva de tweets 20 vezes todos os dias sobre outra produção, o Oscar não terá escolha e, simplesmente, terá que acatar a decisão popular de reconhecer como melhor filme de 2021.