Game over: conheça os 3 maiores FRACASSOS da indústria dos jogos
Se você é fã de jogos, então precisa saber quais já foram os maiores fracassos da indústria dos games.
A indústria dos jogos é uma das mais lucrativas do mundo, superando até mesmo, em alguns pontos, a indústria musical e do cinema. No entanto, nem tudo são flores.
Por esse motivo, veja a seguir a lista de fracassos do universo dos games, incluindo jogos e consoles que foram desastrosos e geraram um extenso prejuízo.
3 maiores fracassos do mundo dos games
Imagem: Jeshoots-com/Pixabay
Esses jogos e consoles quase provocaram a falência de suas respectivas empresas devido ao grande investimento direcionado e ao escasso retorno financeiro. Foram criados com o objetivo de inovar a indústria de games, mas tiveram um desfecho desastroso. Confira:
3º – ‘Google Stadia’
O Google também já teve grandes fracassos em sua história. Um dos mais notáveis foi o Google Stadia, que tinha um conceito de jogos por streaming, no qual qualquer dispositivo poderia executar os jogos sem a necessidade de ter poderosas placas de vídeo, processadores, memória RAM, entre outros.
Uma questão curiosa é que a plataforma não possuía jogos, uma vez que empresas como Nintendo, PlayStation e Xbox não liberaram seus títulos. O fracasso levou ao encerramento definitivo do Stadia em janeiro deste ano, quatro anos após seu lançamento.
2º – ‘Duke Nukem Forever’
Provavelmente, você não deve ter ouvido falar do jogo “Duke Nukem Forever”. Isso ocorre porque o seu lançamento foi constantemente adiado. Quando finalmente foi lançado, o jogo estava desatualizado e com gráficos que já não condiziam com o período.
Inicialmente, o jogo foi anunciado para ser lançado em 1997. No entanto, devido a problemas de equipe, mudanças de desenvolvimento e atrasos constantes, ele só foi lançado em 2011, período em que muitos outros jogos de FPS já haviam se destacado.
1º – ‘E.T. the Extra-Terrestrial’
O primeiro lugar entre os fracassos do mundo dos jogos ocorreu em 1982, no lançamento do jogo “Extra-Terrestrial” para o Atari 2600.
Naquela época, com o grande sucesso do filme “E.T.”, os produtores correram em busca do desenvolvimento de um jogo para lucrar ainda mais. No entanto, tudo deu errado por conta do jogo mal produzido. Nem os próprios jogadores entenderam qual era o seu objetivo. Reclamaram que os controles eram confusos e que os gráficos eram bem ruins, mesmo para um Atari.
Isso resultou em milhares de cópias de jogos não vendidas, que foram descartadas, levando à falência de várias lojas e desencadeando uma verdadeira crise no mundo dos videogames.