Altamente perigosos: 5 itens que JAMAIS devem ser colocados no micro-ondas
O micro-ondas é prático, mas cuidado: alguns alimentos e recipientes não são adequados
Os eletrodomésticos transformaram a maneira como vivemos e tornaram nossas rotinas muito mais práticas. E se falamos de praticidade, o micro-ondas merece um lugar especial na lista.
Lançado como uma invenção revolucionária, rapidamente conquistou seu espaço nas cozinhas ao redor do mundo. Seja para aquecer uma xícara de chá, seja descongelar a carne para o almoço ou preparar um prato pronto, ele economiza tempo e esforço.
Pense naquelas manhãs apressadas, quando você acorda tarde e tem apenas alguns minutos para o café da manhã. Com o micro-ondas, uma tigela de aveia ou um pão com manteiga quentinho ficam prontos em um instante.
Ou ainda naqueles dias frios, quando tudo o que desejamos é uma caneca de chocolate quente, em segundos, o micro-ondas faz a magia acontecer.
Contudo, por mais que o micro-ondas seja um super-herói da cozinha, nem tudo é perfeito. O que muitas pessoas não sabem é que, apesar de sua versatilidade, existem alimentos e utensílios que não devem, de forma alguma, ser colocados lá dentro.
Isso pode variar desde uma simples alteração até riscos mais sérios. Para ajudá-lo(a), vamos listar cinco itens que você deve manter longe do micro-ondas, e explicaremos o motivo de cada um.
Alimentos que não se deve colocar no micro-ondas
Foto: Fabrikasimf/Freepik
1. Ovos inteiros com casca
A chance de um ovo explodir dentro das micro-ondas é alta. Isso acontece porque o calor aprisionado dentro da casca faz com que a pressão aumente rapidamente, levando a um estouro inesperado e que certamente sujaria tudo.
2. Frutas
Especialmente uvas. Essas pequenas frutas podem até pegar fogo dentro do aparelho. Veja o perigo! A concentração de eletrólitos nelas pode conduzir eletricidade, gerando faíscas.
3. Pimentas
Aquecer pimentas no micro-ondas libera capsaicina, a substância que as torna ardidas. Isso pode causar uma sensação de ardor nos olhos e na garganta.
4. Alimentos com pele ou casca
Salsichas, batatas e tomates são exemplos. Se não forem perfurados antes, podem estragar. Isso acontece porque a pele aprisiona o vapor, criando uma pressão que pode fazer o alimento estourar.
5. Recipientes de plástico não apropriados
Embora não sejam alimentos, merecem atenção. Alguns plásticos podem liberar substâncias tóxicas, as quais se misturam aos alimentos quando aquecidos.
Por essa e outras razões, é essencial usar apenas recipientes indicados e seguros para micro-ondas. Então, da próxima vez que você for usar seu fiel e prático micro-ondas, lembre-se desta lista. Garanta não apenas refeições rápidas, mas também seguras e saborosas.