Poupe dinheiro e energia: 15 eletrodomésticos que mais gastam energia na sua casa

Confira a lista e saiba com quais itens você deve ter atenção.

Com a alta nos preços da energia elétrica, tudo o que mais queremos é poupar ao máximo a utilização de eletrônicos. Embora as pessoas achem maneiras de economizar e diminuir a fatura final da conta de luz, o uso de alguns produtos e eletrodomésticos é indispensável e pode acabar se tornando um grande prejuízo no bolso dos cidadãos.

Isso porque alguns aparelhos costumam encarecer bastante as contas, consumindo mais eletricidade que outros, logo, dificultando a economia. Mas você sabe quais são os eletrodomésticos que mais gastam energia na sua casa? Nós podemos dizer a você!

Portanto, se você quiser saber como diminuir sua fatura de energia elétrica, então confira a seguir a lista que separamos com os quinze itens domésticos nos quais você deve ficar de olho.

Os 15 eletrodomésticos que mais consomem energia no dia a dia

Os 15 eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica
Foto: Renata Photography/Shutterstock

1. Geladeira

Para começar, a geladeira. A média de consumo desse aparelho vai de 25 kWh para modelos mais simples e econômicos até 58 kWh.

Além disso, ficam ligadas, geralmente, por 24 horas, todos os dias. Por isso, é importante investir em geladeiras novas e com capacidade de economia de energia.

Além de não abrir a porta a todo o momento e procurar sempre fazer as manutenções necessárias.

2. Ar-condicionado

Grande parte desses aparelhos consome mais de 120 kWh no mês. Mas, claro, isso depende do uso e da época do ano. Ainda, é importante utilizar apenas pelo tempo necessário e na potência correta para cada ambiente.

3. Ferro de passar roupas

Um ferro de mil watts, por exemplo, ligado por doze horas durante o mês, gasta cerca de R$ 8. Embora pareça pouco, pode fazer a diferença na hora de pagar sua fatura.

4. Chuveiro elétrico

Esse é com certeza o item que mais gasta da sua casa. Inclusive, alguns chuveiros já estão sendo vendidos com um programa que avisa as pessoas sobre o tempo necessário de banho.

Por isso, é importante demorar o mínimo possível no banheiro para não aumentar seus gastos.

5. Máquina de lavar roupas

Embora o uso de máquinas de lavar roupas não seja necessariamente diário, todos os processos envolvidos na lavagem exigem certa energia, mas o custo final do mês não é tão grande quanto os outros.

Ainda assim, é importante lavar de uma única vez e inserir o máximo de roupas possível.

6. Televisão

Os televisores são eletrodomésticos que podem enganar ao estarem desligados, pois permanecem em modo “stand by” enquanto estão na tomada.

Tirar esses aparelhos da tomada às vezes pode render a economia de alguns bons reais no fim do mês.

7. Computador

Esse é outro aparelho que está em constante consumo por seu uso em “stand by”. Tanto para uso de lazer quanto para trabalhos, os computadores são grandes parceiros das pessoas, podendo gastar até 15 kWh por mês.

Portanto, para economizar, tente usar apenas pelo tempo necessário. Feito isso, após o uso, desligue-o da tomada.

8. Forno elétrico

Esse objeto tem um consumo tão alto que apenas o uso diário de uma hora pode gerar o gasto de 15 kWh mensais. Por isso, busque produtos de eficiência energética

9. Aquecedor elétrico

Os aquecedores podem ter um consumo muito parecido com o do chuveiro elétrico, então é melhor se atentar ao ligá-los durante o inverno.

Além disso, é igualmente importante mantê-los desligados durante o verão ou em dias de temperatura mais amena.

10. Lâmpada incandescente

Esse tipo de lâmpada já está sendo substituído por lâmpadas de LED na maioria dos lares e das residências. Até porque seu consumo energético é deliberadamente alto, além de perder grande parte da energia em forma de calor.

11. Freezer

Por sua vez, os freezers gastam ainda mais que as geladeiras, já que precisam se manter em temperaturas mais baixas e ficam ligados pelo mesmo tempo.

Tente manter sua porta fechada e comprar produtos mais eficientes energeticamente.

12. Micro-ondas

Um forno de micro-ondas de 25 litros pode gastar até 14 kWh por mês se nós o ligarmos todos os dias. Portanto, deixe-o apenas para usar em casos nos quais ele seja indispensável, aquecendo a comida preferencialmente no fogão.

13. Secadora de roupas

Elas podem até ser úteis em dias chuvosos, mas são um dos eletrodomésticos que mais gastam energia. No fim, o bom é usar o máximo de luz solar possível para secar suas roupas.

14. Aspirador de pó

Um aspirador de pó ligado por vinte minutos ao dia, durante o mês, pode gastar cerca de 7 kWh. Usá-lo o mínimo possível é o ideal.

Para isso, junte toda a sujeira necessária de outros modos e ligue apenas para sugar o “montinho”. Isso pode fazer grande diferença na sua conta de luz.

15. Boiler

E por último, mas não menos importante, temos esses aquecedores de água elétricos. Seu consumo pode ser de até 1 kWh a cada 20 minutos, algo impressionantemente alto.

Inclusive, uma pesquisa mostrou que, se o aparelho ficasse ligado todos os dias de forma ininterrupta, poderia gastar cerca de R$ 330 por mês.

você pode gostar também