ESTE é o motivo de termos sobrancelhas, revelam cientistas

Elas trazem charme, expressão e até beleza aos nossos olhos. Mas você já parou para refletir sobre o motivo de termos sobrancelhas?

As sobrancelhas são essenciais para a transmissão de emoções da face humana. Desse modo, ao longo do tempo, e com o avanço da estética, elas passaram a ser peça-chave para um rosto bonito e harmônico.

No entanto, você já parou para refletir sobre o motivo de termos duas faixas de pelos acima dos olhos? E mais, como pode cada pessoa ter um formato diferente de sobrancelha? Os cientistas estão em busca de desvendar esse mistério, e as respostas até o momento são surpreendentes.  

Muito além de estética, nossas sobrancelhas possuem utilidades importantes para nós. Elas mantêm o suor e a luz longe dos nossos olhos e ainda nos ajudam na comunicação não verbal.

No entanto, é impossível negar que elas ajudam a aumentar a atratividade de um rosto. Fator que, inclusive, fez os cientistas questionarem se a sobrancelha não tem a ver com a seleção natural ou até mesmo com a seleção sexual do ser humano.  

Os genes podem estar por trás

O gene humano parece ter relação com o motivo de termos sobrancelhas. Uma pesquisa realizada na Europa focou em compreender quais deles desempenham o papel de determinar o formato e a espessura de nossas sobrancelhas. O curioso é que esses genes são globais, ou seja, estão presentes em inúmeras etnias e raças do mundo todo.

A pesquisa é liderada pelo biólogo molecular Manfred Kaysar. O especialista é responsável por coordenar uma equipe do Erasmus University Medical Center Rotterdam, que fica nos Países Baixos. E a cada dia que passa, os pesquisadores estão mais próximos de compreender o controle genético da sobrancelha humana.  

O estudo analisou dados de pessoas da Europa, Austrália, dos Estados Unidos e do Reino Unido. A análise identificou novos genes na população: o SOX11, MRPS22 e SLC39A12. Além disso, o SOX2 e o FOXD1, que já haviam sido encontrados em pesquisas anteriores sobre não europeus, foram redescobertos.

Até o momento, a equipe compreendeu que existem genes diferentes nas populações europeia e não europeia. Curiosamente, esses genes descobertos estão ligados à espessura da sobrancelha.

Por isso, de acordo com o especialista, será necessário estudar as linhagens ancestrais dos povos, a fim de compreender as características humanas que moldam a aparência física de cada pessoa.

Estudo ainda precisa de mais detalhes

Mesmo com essa descoberta, acredita-se que os estudos ainda necessitem de mais detalhes. É que, para estudiosos da área, os cientistas podem não estar observando o gene correto.

Nesse sentido, é preciso mais investigação sobre nossas sobrancelhas. Mas não há como negar que elas podem esconder segredos relevantes sobre a evolução humana.

você pode gostar também