Estudo comprova a existência de répteis marinhos na Era Mesozoica

Diferentemente do que os estudiosos imaginavam, a descoberta amplia o tempo de adaptação desses animais.

Por muito tempo, os arqueólogos procuravam provas da existência de répteis marinhos na Era Mesozoica. Recentemente, uma descoberta confirmou essa hipótese de que os ictiossauros, ou “peixes-lagarto”, estavam nos mares há 252 milhões de anos.

Estudo comprova presença de ictiossauros no período Mesozoico

Os ictiossauros foram os primeiros a se adaptar do ambiente terrestre para o mar. Isso porque, ao final do período Permiano, alguns répteis se aproximaram das águas para consumir os animais que estavam sem predadores.

A seleção natural destacou os que se adaptaram, como os anfíbios, e logo os animais se aproximaram do que hoje podemos encontrar no mar, como as baleias e os peixes. Os ictiossauros foram os primeiros a ocuparem a cadeia alimentar, portanto dominavam os mares.

Em estudo de 2014, na Suécia e na Noruega, os cientistas exploraram uma ilha do Ártico chamada Spitsbergen. No local, conhecido como Vale de Flower, há um conjunto de montanhas que anteriormente estava no fundo do mar.

Os pesquisadores precisaram do auxílio geológico, pois encontraram um antigo ictiossauro entre as rochas de calcário conhecidas como concreções. Foi por meio delas é que os vestígios do mais antigo animal da humanidade foram preservados.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Current Biology. Os achados receberam avaliação pelo Museu de História Natural da Universidade de Oslo e pelo Museu da Evolução da Universidade de Uppsala.

Um dos fatos mais surpreendentes é que os fósseis estavam em rochas mais velhas do que o próprio período dos ictiossauros, aproximadamente milhões de anos antes.

A preservação das vértebras nos ossos possibilitou o estudo das microestruturas internas dos ossos e as adaptações ao longo dos anos.

Outro fato é que, com essa descoberta, a adaptação dos répteis não se limita ao período Permiano, como se imaginava, mas vai além do Mesozoico. Outros estudos são necessários para avaliar a existência de répteis marinhos na Era Mesozoica.

você pode gostar também