Titanossauros: fósseis de ovos são usados para explicar como os animais viviam

Mais de 250 ovos de titanossauros foram encontrados na Índia. Com a descoberta, surgem novas informações sobre o período deles na Terra.

Fazer uma descoberta é sempre algo importante para a ciência, mesmo que seja sobre algo do passado. Por meio destes importantes achados se torna possível nutrir novos conhecimentos sobre a vida humana e animal no planeta Terra. Até mesmo fora dele. Foram descobertos na Índia mais de 250 ovos fósseis de titanossauros.

Sabemos que esta espécie foi extinta há milhões de anos do planeta Terra, porém a nova descoberta traz informações valiosas sobre a vida destes animais. Uma pesquisa foi iniciada por Harsha Dhiman e seus amigos da Universidade de Délhi. Veja agora mais informações sobre esta recente descoberta.

Descoberta de mais de 250 fósseis de titanossauros na Índia

A pesquisa feita por Dhiman a respeito dos fósseis de ovos foi publicada na revista PLOS ONE. Estes ovos foram encontrados em uma região que é conhecida por manter esqueletos e fósseis de dinossauros que habitavam a área há, no mínimo, 66 milhões de anos.

A região é conhecida como Formação Lameta e está localizada no Vale de Narmada, na Índia Central. O titanossauro é uma das maiores espécies de dinossauros que já pisaram neste planeta. Durante a descoberta desses fósseis, foram também encontrados 92 locais de nidificação, que é onde eles estavam.

Segundo os pesquisadores, há seis tipos diferentes de tipos de ovos. Além disto, foi possível entender que os animais os enterravam de baixo da terra. A prática também pode ser observada em outros bichos com os quais convivemos.

Algumas espécies de titanossauros exibiam uma reprodução que pode ser comparada com a das aves, pois eles colocavam os ovos em sequência, assim como os pássaros fazem atualmente.

Esta espécie de titanossauro é conhecida como titanossauro saurópodes, que é aquela que põe ovo por ovo.

Apesar da riqueza de detalhes que há nestes 92 locais de nidificação, ainda é difícil afirmar algo com certeza sobre a reprodução destes animais. Os titanossauros viveram um pouco antes do fim da era dos dinossauros na Terra. A partir desta pesquisa, é possível entender como eles viviam e como foram evoluindo com o passar do tempo.

Foto: Dhiman et.al/Reprodução

De acordo com Dhiman:

“Nossa pesquisa revelou a presença de uma extensa incubadora de dinossauros titanossauros saurópodes na área de estudo e oferece novos conhecimentos sobre as condições de preservação do ninho e as estratégias reprodutivas de dinossauros titanossauros saurópodes pouco antes de eles serem extintos.”

você pode gostar também