600 pessoas enviadas ao espaço: SpaceX atinge um novo marco astronômico
Empresa de exploração espacial de Elon Musk alcança marca impressionante e se solidifica ainda mais na vanguarda dessa indústria.
Quem nunca se imaginou como um astronauta viajando até a Lua? Sonho para alguns, realidade para outros. No último domingo (21/5), a Ax-2 da Axiom Space foi lançada ao espaço, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
Às 18h37 (horário de Brasília), quatro tripulantes partiram do Centro Espacial Kennedy da Nasa, localizado na Flórida, Estados Unidos, a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom, no topo do foguete Falcon 9 da SpaceX.
Mesmo com a missão tendo início há pouco mais de quatro dias, já conquistou diversos marcos históricos. Com essa missão, a quantidade de pessoas que já foram ao espaço atingiu o total de 600.
Mas não para por aí, pois a missão Ax-2 já apresentou outros muitos destaques significativos. Confira alguns deles a seguir.
Destaques das missões espaciais
A tripulação foi formada por quatro membros notáveis, mas a presença feminina em específico chamou bastante atenção e foi um marco, finalmente a representatividade feminina vem cada vez mais ganhando espaço nesse tipo de missão.
A comandante da missão é uma ex-astronauta da Nasa, Peggy Whitson, norte-americana que possui um currículo de dar inveja a outros tripulantes. Whitson, até o momento, possui o maior tempo a bordo da ISS, com impressionantes 665 dias.
Além disso, a astronauta bateu o recorde de mulher com o maior número de caminhadas espaciais. A norte-americana acumula o total de dez caminhadas e 60 horas fora da estação espacial.
Ademais, essa foi a primeira vez que uma mulher comandou um voo comercial ao espaço, fato que reforça cada vez mais a presença feminina e a igualdade de oportunidades nesse setor.
Rayyanah Barnawi e Ali Alqarni, astronautas da Comissão Espacial Saudita, também fizeram parte da tripulação.
Essa foi a primeira experiência espacial para ambos os astronautas, mas já garantiu outro momento histórico para a Arábia Saudita. Com essa, Barnawi se tornou a primeira mulher do país a ir ao espaço e a 72ª mulher no mundo a alcançar essa conquista.
O piloto da missão foi o também estreante em missões espaciais John Shoffner, que possui vasta experiência como aviador. Ele acumula mais de 8,5 mil horas de voo em diversas aeronaves comerciais e helicópteros. Além disso, Shoffner é o único tripulante pagante dessa missão.
A missão Ax-2 da Axiom Space merece muito destaque, pois, além de estar repleta de marcos importantes envolvendo recordes, ela chama atenção para a representatividade e a expansão das fronteiras espaciais para diferentes pessoas de diversas nacionalidades.
Recorde de astronauta
A astronauta Rayyanah Barnawi recebeu o título de acordo com a ordem de escalação. Esse número não inclui os voos suborbitais, ou seja, aqueles que não ultrapassam a Linha de Kárman.
A Linha de Kárman é um limite convencionado, situado 100 km acima da superfície terrestre. Por meio da linha, é possível definir a fronteira da atmosfera do planeta em relação ao espaço exterior nos conceitos da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
Em entrevista, Barnawi conta que está empolgada em representar a Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra.
Ela diz se sentir honrada em fazer parte de uma missão que está aumentando o acesso ao espaço para pessoas comuns. Para ela, dessa forma, pode inspirar pessoas ao redor do mundo a tornarem seus sonhos realidade.
Voo mais rápido
Segundo informações da SpaceX, a duração total da viagem foi de 15 horas e 35 minutos, tornando-se a viagem tripulada mais rápida realizada pela empresa.
Após se desacoplar do laboratório orbital, a cápsula Dragon Freedom retornará à Terra e pousará no Oceano Atlântico. As previsões são de que isso aconteça na terça-feira (30), próximo à costa da Flórida. Ao final da expedição, os tripulantes serão resgatados nessa região.