Barbie astronauta? Entenda como a boneca ajuda a Nasa em missões espaciais

Produto desenvolvido por pesquisadores busca a proteção contra a poeira lunar.

Cientistas espaciais utilizaram bonecas Barbie para realizar testes que ajudam astronautas no espaço. Assim, as bonecas receberam pequenas versões dos trajes espaciais, sendo testado um spray para remoção de poeira lunar.

A responsável pelos testes em questão é a Universidade Estadual de Washington, dos Estados Unidos.

Novo spray pode proteger astronautas da poeira lunar

O registro da pesquisa na qual a Barbie “ajudou” em experimentos espaciais estão na revista Acta Astronautica. O principal objetivo do produto é permitir o acesso de astronautas à Lua, mantendo-os livres da poeira.

Isso porque, além de gerar desgastes nos trajes e nos equipamentos que os astronautas utilizam, os vestígios de poeira lunar, ao entrarem em contato com os pulmões dos viajantes, podem causar graves problemas à saúde. Isso porque essa poeira possui finas partículas em estrutura de fibras de vidro moída.

O pesquisador Ian Wells afirma que a dificuldade em remover essas partículas se justifica pelo fato de elas serem carregadas eletrostaticamente. A dificuldade de remoção e consequência do contato com essa poeira foram relatadas em algumas viagens à Lua.

Um dos problemas relacionados às partículas lunares é a “febre do feno lunar”. Ela acometeu doze tripulantes que estiveram na missão Apollo 17. Além do bloqueio nasal, ela está relacionada a danos graves ao pulmão.

Sobre esse fato, Kim Prisk, fisiologista pulmonar com experiência em viagens espaciais, comenta:

“Partículas 50 vezes menores que um fio de cabelo humano podem ficar por meses dentro de seus pulmões.”

O spray desenvolvido funciona por meio do “Efeito Leidenfrost”, o qual é similar ao que acontece quando a água entra em contato com uma superfície quente, por exemplo, uma frigideira.

O nitrogênio líquido frio é pulverizado em um material coberto de poeira quente, assim as partículas do pó flutuam no vapor de nitrogênio.

No teste com as bonecas, foi possível remover cerca de 98% da substância que simulou a poeira. Esse projeto de limpeza espacial recebeu o prêmio de 2022 no Desafio de Ideias Inovadoras e revolucionárias da Nasa.

Os próximos passos para os pesquisadores é estudar ainda mais a relação entre o nitrogênio líquido e a poeira, para que os astronautas possam usar essa ferramenta.

Confira o vídeo do experimento:

você pode gostar também