Produtor quebra o silêncio e explica o fracasso do filme de Godzilla
O filme, que era para ser um grande sucesso, acabou se tornando um fracasso. Veja o motivo para o ocorrido, segundo um dos produtores do longa.
O cinema recebeu em suas telas, em 1998, o que deveria ser o próximo sucesso dos produtores Dean Devlin e Roland Emmerich. Contudo, a produção acabou se tornando um verdadeiro fracasso, e um dos responsáveis pelo filme decidiu contar o motivo pelo qual “Godzilla” não foi um filme de sucesso.
A história começa na Polinésia, local que acabou entrando em contato com uma forte radiação emanada de inúmeros testes nucleares, na época realizados por franceses. O que parecia não causar nenhum dano acabou mudando a vida de inúmeras pessoas que moravam próximas ao local.
Porém, diferente do que podemos imaginar, não foram os efeitos da radiação que acabaram prejudicando a vida de milhares de pessoas como em Chernobyl. A verdade é que a radiação causou a criação de uma criatura nunca vista antes: um réptil colossal.
Em resposta a isso, o governo americano acredita que está na hora de chamar um biólogo, interpretado por Matthew Broderick, o qual estava realizando algumas pesquisas em Chernobyl, principalmente sobre a mutação causada pela radiação no DNA.
Ele então se depara com uma enorme pegada, e terá que descobrir quem foi responsável por isso e como pará-lo.
O sucesso que virou fracasso
O filme que tinha tudo para ser uma incrível experiência acabou se tornando um grande fracasso nas telonas da época. Enquanto o produtor Dean Devlin estava em uma entrevista com o Yahoo! Entertainment, ele comentou a respeito do motivo que teria levado a produção a ser considerada um fracasso.
Segundo Devlin, a razão está diretamente ligada ao fato de Godzilla ser apenas mais um animal. Confira um trecho mencionado pelo produtor, abaixo:
“Tomamos uma decisão intelectual que soa bem na sala, mas é realmente terrível para fazer um filme. Decidimos que Godzilla não era bom nem mau, era apenas um animal procurando se reproduzir.
Era uma ameaça para nós porque nos coloca em risco para sobreviver. Essa é uma maneira interessante de abordar isso, mas não diz ao público como eles devem se sentir sobre o personagem-título”.
O produtor ainda complementou, dizendo: “[O público] questionou [sobre a morte de Godzilla]: ‘Estou feliz que ele está morrendo? Estou chorando? Eu não entendo’.
Então, isso foi um grande erro: se eu tivesse sido capaz de fazer isso de novo, eu teria feito de Godzilla um herói absoluto, e todos estariam torcendo por ele o tempo todo.”