Travesseiro amarelado? Saiba qual é a causa e veja como limpá-lo de forma prática
Entenda o motivo dessa cor e como se livrar dela.
Os travesseiros são os nossos melhores amigos para o sono, podendo ser mais fofinhos ou resistentes, e cada um tem o seu gosto quanto a isso. No entanto, é comum que depois de um tempo, os travesseiros amarelados se tornem uma dor de cabeça.
Manchas amarelas nos travesseiros
Após um tempo de uso, é comum perceber um tom amarelado e até marrom nos travesseiros. Isso ocorre, na maioria das vezes, por conta do suor que liberamos ao dormir.
O ato de suar durante o sono é completamente normal, afinal, essa é a alternativa biológica para o nosso corpo regular a temperatura interna. Mas, existem alguns que podem ter o chamado “suor noturno”, que é mais intenso e precisa de acompanhamento.
Além disso, dormir de cabelo molhado ou ter os fios mais oleosos também são fatores que influenciam bastante no aparecimento dessas manchas. Ou seja, a culpa é toda da umidade!
Como evitar as manchas amarelas?
Podemos evitar que isso aconteça utilizando uma capa contra umidade, que impede a passagem dessa água para o travesseiro. Ela deve ser colocada antes da fronha, e pode fazer com que sua almofada fique mais conservada.
Independente disso, o travesseiro possui uma “vida útil” de 2 anos. Então, mesmo usando a capa protetora, o correto é trocá-lo quando completar esse tempo, por conta dos ácaros e bactérias que se proliferam com o tempo.
Como remover as manchas amarelas?
Se você não sabia sobre a capa protetora, e por isso seus travesseiros já se encontram amarelados, não tem problema! Essa receitinha vai deixá-los brancos novamente.
Para isso, você precisa de detergente, alvejante e borato de sódio. Com os itens em mãos, o primeiro passo é misturar o detergente comum com 1/2 xícara de alvejante e 1/2 xícara de borato de sódio.
A aplicação deve seguir a orientação do tipo de travesseiro. Por isso, se você não tiver mais a embalagem do seu, tente procurar tais orientações na internet.
Outra dica é usar removedor de manchas já pronto (industrializado) ou misturar bicarbonato de sódio com água.