Comerciante ganha R$ 15 mil em processo contra a Rede Globo
Tudo por causa de uma reportagem veiculada no jornal 'Bom Dia São Paulo'.
Um comerciante, que não teve sua identidade revelada, teve muita dor de cabeça devido a uma reportagem exibida no jornal “Bom Dia São Paulo” em março de 2016.
Em razão disso, ele entrou com um processo judicial contra a Rede Globo e, agora, a emissora terá de pagar cerca de R$ 15 mil ao homem por ter veiculado uma reportagem com informação errada.
Mas o que foi retratado nessa reportagem e do que ela se tratava? Na ocasião, a emissora veiculou uma notícia no jornal sobre um motorista que estava disputando um racha e levou um tiro de um comerciante no local da “corrida”.
No ângulo da notícia, pareceu que o proprietário havia pensado que o motorista fosse um bandido tentando roubar sua loja e por isso ele havia atirado.
Na reportagem, também constava que o motorista havia sido atingido no pescoço e estava hospitalizado.
Detalhes do processo contra a Rede Globo
A notícia afetou o comércio do proprietário da loja e sua reputação na vida privada. Por isso, o comerciante entrou na Justiça e abriu um processo contra a Rede Globo.
Depois de 6 anos, ele conseguiu ter êxito em todas as instâncias e provou que, no momento do acidente, não estava no local.
Na ocasião, ele estava junto com alguns amigos em uma partida de futebol. Sobre o caso, o advogado Agnaldo Dias Almeida, que representa o dono da loja, comentou:
“O que houve foi um absurdo, a repórter não pestanejou em acusar o autor [do processo] de forma dura e contundente sem ter a preocupação de apurar a verdade real dos fatos.”
A emissora defendeu que, durante a reportagem, o nome ou a imagem do comerciante não foram divulgados. Ademais, os advogados da Globo explicaram que as informações sobre o disparo foram repassadas por parentes do motorista.
No entanto, a própria vítima do disparo, quando deu seu relato à polícia, afirmou que o autor dos tiros era um homem que estava de bicicleta. Ao final, a emissora confirmou que o comerciante não teve relação com o incidente do motorista.
Ao longo do processo, a Globo recorreu em vários julgamentos, mas foi condenada em todas as instâncias e agora não tem mais recursos, dado que o processo transitou em julgado. Ou seja, ele está fechado.
Por fim, o único recurso da emissora agora é o seguinte: o que ode ser realizado um novo cálculo da atualização dos valores, com juros e correções.