Campanha da ONG Banco de Alimentos exibe comida como joias de luxo
A ação conta com o apoio de influenciadoras como Rita Wu, Rita Vanzetto e Carolina Ferraz.
33 milhões de brasileiros passam fome, segundo dados alarmantes do Brasil de 2023. Em uma tentativa de criar uma solução para esse desafio, a ONG Banco de Alimentos acaba de lançar a campanha “Comidas Preciosas”.
A proposta da ONG transforma alimentos antes comuns na mesa da família brasileira, como cenouras, café e tomate, em joias de luxo. A ideia é justamente mostrar quanto o valor desses alimentos subiu a ponto de se tornarem itens de luxo inacessíveis para grande parte da população.
A campanha desenvolveu um vídeo que traz dados quantitativos do cenário da fome no Brasil, confira:
O desafio da ONG Banco de Alimentos
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Um estudo publicado no 2º VIGISAN (Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil) relatou dados do Mapa da Fome no Brasil. Em comparação com 2018, o estudo observou que houve um aumento de 60% de pessoas em situação de fome no país, contabilizando um total de 33 milhões de brasileiros.
De março de 2020 a fevereiro de 2023, o valor da alimentação no domicílio subiu 45,35%, de acordo com o levantamento do Ibre/FGV. Além disso, dados da Central Única das Favelas mostram que as doações de comida para famílias carentes caíram 80% em todo o Brasil.
Participação
A campanha “Comidas Preciosas” foi desenvolvida pela agência VMLY&R e conta com o apoio de influenciadoras. como a analista de tecnologia da CNN, Rita Wu, a chef Rita Vanzetto e a apresentadora Carolina Ferraz. Elas serão as “garotas propaganda” das “joias”, postando fotos com os anéis, colares e brincos que carregam os alimentos como pingentes.
Sobre a intenção da campanha, Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R, explica:
“Queremos mostrar com essa ideia de que alimentos não deveriam ser um item de luxo. A partir disso, lançamos mão dos códigos do mundo da moda justamente para criar esse contraste, não deixando o público ficar indiferente a um problema tão importante quanto esse.”
Além disso, a campanha vai ter ativações em OOH (do inglês “out of home”, que significa “fora de casa”) pedindo doações nos bairros ricos de São Paulo e em shoppings de classe média alta da cidade, como o Eldorado e Villa-Lobos.
Com essa ação, a ONG pretende arrecadar doações em favor das milhares de pessoas que são alcançadas por seu trabalho. Mas até quem não mora em São Paulo pode contribuir com a iniciativa por meio de doações que podem ser feitas no site da ONG Banco de Alimentos.