Você ouve sons estranhos de madrugada? Veja os 4 principais motivos para isso
Já ficou receoso ao ouvir sons estranhos durante a noite? Calma, abaixo vamos te explicar os fatores mais comuns que provocam tais barulhos.
É muito comum ouvir sons estranhos de madrugada nas nossas casas. Geralmente, ficamos receosos e pensando “de onde será que vem isso?”. Porém, por mais que a nossa imaginação corra solta, esses barulhos são muito mais comuns e geralmente possuem justificativas bem racionais.
Considerando que a noite é silenciosa e estamos mais conscientes dos sons que ocorrem, é normal notarmos cada ruído com maior nitidez. Além disso, os barulhos podem ser provenientes de fenômenos naturais, como a diminuição da temperatura durante a noite.
A seguir, apresentaremos quatro motivos que influenciam a ocorrência de sons estranhos durante a madrugada e suas respectivas explicações. Confira!
1. Insetos
O primeiro fator que pode influenciar diretamente a ocorrência de barulhos noturnos são os insetos. Esses bichos não são a principal origem de sons, mas, ainda assim, podem facilmente se alojar nas mobílias de madeira e provocar ruídos no desenvolver de suas pequenas atividades.
2. Material de que sua residência é feita
O segundo fator trata-se do material que foi utilizado para a construção da sua casa. No momento em que a temperatura muda, é comum que alguns materiais sejam mais suscetíveis a se expandir ou contrair, como é o caso da madeira.
Se a sua casa é de marcenaria ou se seu piso é de madeira, eles provavelmente sofrem com esse fenômeno e geram barulhos no período da noite.
No caso do piso, também deve-se considerar que os seus móveis estão sobre ele. Logo, no momento em que ele se expande ou contrai, os móveis também responderão a esses movimentos, criando novos sons ou aumentando a intensidade dos ruídos produzidos pelo próprio chão.
3. Móveis de metal
O terceiro fator refere-se justamente aos móveis da sua casa. Assim como o material do imóvel, as mobílias também podem sofrer com as mudanças de temperaturas.
No caso dos metais, eles possuem a tendência de se contrair no momento em que são resfriados, ou expandir quando aquecidos. Assim, parafusos, pregos e juntas podem fazer barulhos quando a temperatura da noite cai e eles se contraem.
4. Móveis de madeira
O último e principal fator são os móveis de marcenaria. A madeira é extremamente sensível às mudanças climáticas e, no momento em que a temperatura diminui, é comum que o material se contraia e provoque rangidos. No entanto, quando a temperatura aumenta, o processo de expansão é mais sutil e não gera ruído.