Se quiser encontrar a felicidade, EVITE a partir de agora estes 4 hábitos
Especialista fala sobre atitudes que atrapalham o bem-estar das pessoas.
A felicidade é uma das maiores buscas do ser humano. Em diversos momentos, ela parece distante. Em outros, está presente. A verdade é que o conceito de ser feliz é subjetivo e pode significar diferentes coisas para cada um.
Ainda assim, é necessário ter atitudes que auxiliem nesse bem-estar. Carla Furtado, que é diretora do Instituto Feliciência, entidade especializada em saúde mental e bem-estar, explica que é necessário agir para alcançar essa felicidade.
“Aristóteles dizia que felicidade não é para os inertes, é para os ativos. Eu digo: dá trabalho ser feliz, mas dá muito mais ser infeliz: cada um escolha o trabalho que vale a pena.”
Carla citou alguns passos que podemos evitar para encontrarmos esse caminho.
1. Consumo excessivo de telas
Com o aumento do número de casos de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, o comportamento dos indivíduos que vivem em rotinas agitadas está diretamente ligado a esses riscos. Além disso, o tempo que passam conectados ao mundo digital também pode afetar essas questões.
Por isso, Carla explica que o ideal é ter pelo menos doze horas ininterruptas de desconexão digital. O horário que antecede o sono deve ser priorizado, deixando de usar o celular ao menos duas horas antes de dormir.
2. Isolamento
Com a pandemia, o isolamento social foi algo extremamente necessário. Mas, agora, conforme explica Carla, é essencial retornar para os laços sociais e praticar as conexões humanas.
“Não é simples. Em muitas pessoas, diante do risco, o cérebro é ágil e aprende o novo comportamento para preservar a vida. Depois, para poupar energia, ele se acomoda. Contudo, somos seres sociais: a conexão humana é primordial para a felicidade, a saúde e a longevidade.”
3. Poucas horas de descanso
É essencial ter boas noites de sono e momentos de descanso para que o corpo recarregue. A falta dessa prática traz prejuízos à saúde física e à mental. Assim, a especialista Carla Furtado faz as seguintes recomendações:
“Além das noites de descanso, podemos estabelecer pequenas pausas ao longo dia, intervalos, para fazer algo relaxante e prazeroso: dois a três minutos de respiração reguladora, tomar um café ou chá fora da estação de trabalho, contemplar a natureza da janela e, para quem pode, pisar na grama por alguns instantes.”
4. Deixar para ser feliz no futuro
Conforme comenta a especialista, a felicidade é algo que pode ser sentido apenas no tempo presente. Por isso, é essencial que o empenho para o bem-estar esteja nos pequenos passos do dia a dia, não projetado apenas para o futuro.