Saúde mental: desligar-se um pouco das redes sociais faz bem, indica estudo

Em um cenário em que preservar a saúde mental é prioridade, dar um tempo nas redes sociais pode ser um aliado. Veja mais informações!

Uma breve pausa no universo das redes sociais, de apenas sete dias, pode fazer uma grande diferença na vida de pessoas que estão com depressão, ansiedade e outros tipos de transtorno. Ao que tudo indica, um estudo feito há pouco anunciou que, se as pessoas fizessem mais isso, certamente viveriam mais felizes.

Além do mais, acredita-se que, no futuro, se afastar durante um período das redes poderá ser usado como uma maneira eficaz para cuidar da saúde mental.

Conforme os resultados de algumas pesquisas feitas em uma das universidades do Reino Unido, quando um indivíduo decide dar um tempo das plataformas sociais, ele passa a liberar cerca de nove horas do seu dia, que seriam anteriormente gastas no Instagram ou nas demais redes.

Mas isso não é tudo, pois, além de liberar mais tempo, ficar longe das redes sociais ainda reflete no bem-estar, o qual tem seu nível aumentado.

Colhendo evidências

Para chegar aos resultados mencionados, os pesquisadores resolveram escolher um número “X” de pessoas, as quais possuíam uma variação de idade entre 17 e 72 anos.

As pessoas foram divididas em dois grupos, e um deles utilizaria as redes sociais todos os dias, enquanto o outro seria obrigado a se afastar delas ao longo de uma semana.

Após o período estipulado, novas avaliações foram feitas, nas quais percebeu-se que os indivíduos que realizaram uma pausa de apenas uma semana apresentaram um nível de bem-estar muito mais elevado em comparação com aqueles que haviam ficado expostos às plataformas.

Confira, abaixo, um trecho mencionado pelo Dr. Jeff Lambert, pesquisador-chefe do Departamento de Saúde da universidade em questão:

“Muitos de nossos participantes relataram efeitos positivos por estarem fora das redes sociais, com melhora do humor e menos ansiedade em geral. Isso sugere que mesmo uma pequena pausa pode ter um impacto.”

Ele ainda continuou dizendo que acessar as redes é uma função que, hoje, se encontra no piloto-automático. Veja:

“Muitos de nós fazemos isso quase sem pensar desde o momento em que acordamos até quando fechamos os olhos à noite.”

E conclui:

“Sabemos que o uso de mídia social é enorme e que há preocupações crescentes sobre seus efeitos na saúde mental, então, com este estudo, queríamos ver se simplesmente pedir às pessoas para fazer uma pausa de uma semana poderia trazer benefícios à saúde mental.”

O próximo passo da pesquisa é encontrar qual faixa etária seria mais beneficiada ao realizar essa pausa nas redes sociais.

você pode gostar também