Existe cura para a ansiedade? Veja como se livrar do mal-estar emocional

O mundo inteiro sofre de ansiedade, um dos problemas mais nocivos em nosso século. Veja como você pode lidar com esse sentimento.

Em um ranking de países que mais sofrem com a ansiedade no mundo, o Brasil ocupa o topo da lista, com 9,3% da população sofrendo dessa condição emocional. Essa parcela equivale a 18,6 milhões de brasileiros, segundo dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante de uma situação que incomoda cada vez mais pessoas, que sonham com uma vida e até mesmo um dia a dia sem sentimentos angustiantes e pensamentos negativos, muitos procuram por uma cura ou mesmo algo que alivie em 100% esses sentimentos ruins.

As pessoas descrevem como consequências da ansiedade: fadiga, aceleração dos batimentos cardíacos, tremores, falta de ar, suor excessivo, dor de cabeça intensa, diarreia, insônia, ataque de pânico e muitos outros sintomas.

Por isso, a pergunta mais ouvida pelos psicólogos, psiquiatras, e psicanalistas é: “Você pode me ajudar a parar de me sentir ansioso?” Mas a verdade é que, infelizmente, neste caso a resposta é: Não!

Confira a seguir o que alguns especialistas dizem sobre a ansiedade e por que não podemos deixar de nos sentir ansiosos ao longo da vida.

Existe cura para a ansiedade?

A verdade é que sim, você pode aliviar os sintomas da ansiedade – mas não, você não pode deixar de sentir ansiedade. Por quê?

A ansiedade é um sintoma comum do ser humano, está presente em nosso sistema emocional e sempre aparece em algumas situações, como uma viagem muito importante, uma entrevista de emprego, o primeiro encontro, a caminhada ao altar, ou mesmo quando estamos resolvendo alguns problemas.

O que acontece é que algumas pessoas passam por um desequilíbrio emocional que ocasiona uma ansiedade acima do normal, fazendo com que elas sintam estes sintomas mesmo sem nenhum motivo aparente. E é aí que mora o perigo!

O que chamamos de ansiedade é, na verdade, um descontrole das emoções. Se ocorrer de forma esporádica, a ansiedade comum que cada ser humano sente não é um risco à saúde.

Contudo, se esses episódios ocorrem frequentemente, aí sim, estamos nos referindo a um sinal de que algo está extremamente errado.

O desejo de se livrar da ansiedade é, na verdade, uma súplica vinda de pessoas que sofrem de forma regular com o problema, e não de quem consegue levar uma vida normal e sente esses sintomas apenas quando é devido.

Caso não nos sentíssemos ansiosos no padrão normal, não conseguiríamos mais ter estímulos para nos livrar de ocasiões perigosas.

Então, na verdade, tudo que um paciente com ansiedade crônica deseja é conseguir viver sem a sensação de que a qualquer momento pode perder tudo em sua vida, ou deixar de sentir como se não estivesse mais conseguindo viver.

A psicóloga Jamille de Oliveira explica um pouco mais sobre a diferença entre uma ansiedade normal e uma intensa, veja:

“A ansiedade faz parte da condição humana, desta forma, ela prepara o indivíduo para uma situação desconhecida e por vezes ameaçadora.

Quando os sintomas a esta preparação são vividos de forma desproporcional ao estímulo gerador de ansiedade, pode levar a transtornos ansiosos, que são transtornos psicológicos decorrentes da ansiedade e do medo excessivo” — Jamille de Oliveira

Tratamento da ansiedade

Para tratar a ansiedade, os médicos responsáveis ajudam os pacientes a lidarem melhor com situações diversas que possam acontecer, sabendo quando apenas podem respirar fundo para não ficarem ansiosos, já que algumas situações não oferecem risco nenhum.

Os especialistas afirmam que o tratamento por meio de terapia é uma das formas mais eficazes de ajudar a administrar a emoção, aprendendo a reconhecer quando você pode ou não se permitir estar ansioso.

Tudo está intrinsecamente ligado a um equilíbrio emocional que é preciso adquirir, e isso se faz com terapia.

Existem pelo menos três tipos de terapias que te ajudam a ter um controle emocional ao invés de desativar uma emoção tão importante, confira:

Terapia da terceira geração

Também chamada de terapia contextual, ela te ajuda a entender o momento de vida que você está passando, e, assim, saber construir um modo de vida saudável através de práticas que estimulam o bem-estar e te ajudam a entender que, por mais que não estejamos sempre em um bom momento, podemos preferir zelar por nosso bem-estar físico e mental.

Terapia Cognitiva

É baseada em te ajudar a entender seus pensamentos negativos, descobrir a origem deles e convertê-los em pensamentos mais objetivos, realistas e até mesmo positivos.

Terapia Comportamental

Tem como base, após o tratamento de pensamentos negativos, te ajudar a enfrentar sua realidade de uma forma madura e confiante.

Caso você também esteja sofrendo com ansiedade, procure um médico especialista e faça terapia. Dessa forma, será possível equilibrar a ansiedade intensa, e aprender a viver com a ansiedade normal, que te ajuda e serve como proteção ao invés de risco.

você pode gostar também