Você sabe por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão?
Responsável por esse design foi o publicitário José Zaragoza.
O Imposto de Renda (IR) tem um símbolo? Que história é essa? Não, você não leu errado. Sobretudo para os nascidos a partir da década de 1990, saber que existe um símbolo do Imposto de Renda pode ser algo novo. Sobretudo porque a Receita Federal não o utiliza em suas campanhas há algum tempo.
Contudo, algumas expressões ainda carregam seu legado, como “Hora de acertar as contas com o Leão”. Sem alerta de spoilers, é precisamente ele, o leão, o símbolo do Imposto de Renda no Brasil.
Agora, vamos entender como que o “rei da selva” chegou ao cargo de mascote da Receita Federal para o IR? Precisaremos fazer uma breve viagem no tempo. Vamos lá!
História do símbolo do Imposto de Renda
Tudo começa em 1979. No final daquele ano, a Receita Federal encomendou a agência DPZ uma campanha publicitária para divulgar o programa do Imposto de Renda. A intenção era ampliar o número de arrecadações.
Depois de deliberações, ficou definido que o símbolo do Imposto de Renda seria o leão. José Zaragoza ficou a cargo do design. Em 1980, a primeira campanha com a mascote foi veiculada. Confira o vídeo da campanha:
Mas, estamos no Brasil. O que um leão tem a ver com o Imposto de Renda? Por que ele foi escolhido? Bom, a Receita Federal explica.
Apesar da associação do leão a uma criatura feroz, ele não ataca sem avisar. Foi isso que a Receita quis associar com o fato de que o período de declarações é sempre informado de antemão à população.
Como vemos na publicidade, o leão também tem uma natureza mansa, mas não é bobo, tanto que algumas campanhas utilizaram justamente este slogan “o leão é manso, mas não é bobo”.
Uma curiosidade interessante sobre essa expressão é que ela se tornou tão comum na linguagem cotidiana daquele período que os dicionários Houaiss, Aurélio, Sacconi e o Dicionário da Academia Brasileira de Letras começaram a se referir ao leão como o órgão responsável pela arrecadação do Imposto de Renda, e não ao imposto em si.