Declaração do IR 2023 começa hoje; Veja 5 dicas para obter uma restituição MAIOR
Alguns tipos de gastos podem garantir uma restituição maior.
Chegou a hora! Se você declara o Imposto de Renda (IR), precisa ficar ligado para não perder o prazo de fazer a declaração de 2023. A Receita Federal começa hoje (15/3) a receber as declarações e vai até o dia 31 de maio.
Sabemos que esse procedimento é muito importante para que você não caia na chamada “malha fina” da Receita ou tenha problemas futuros com o “leão”.
Entretanto, se você está com medo de pagar um valor muito alto, sabia que existem alguns pontos que podem ajudar a garantir uma restituição maior para o Imposto de Renda?
Confira essas dicas e saiba como pagar menos no IR 2023, conseguindo uma restituição maior.
1. Gastos com educação
Se você está fazendo uma graduação, pós-graduação ou arca com os estudos de alguém dentro da sua casa, a notícia é boa. A Receita Federal considera esse tipo de gasto uma ótima forma de dedução do Imposto de Renda. Apenas lembrando que os valores não podem ultrapassar R$ 3.561,50 por dependente.
Agora, se você estuda e ainda paga a escola do seu filho, esse valor sobe para R$ 7.123,00. Entretanto é bom ficar ligado: cursos de idiomas e aulas particulares não entram como comprovação de gastos em estudos, portanto, fique atento.
2. Pensão alimentícia
Uma das formas mais interessantes para deduzir o Imposto de Renda é utilizar a pensão alimentícia. Quem tem gastos com esse tipo de renda pode, sim, declarar o recebedor do valor como “alimentando”, o nome que o IR dá. Sendo assim, é possível utilizar a pensão alimentícia para ter uma restituição maior.
Apenas lembre-se que a pessoa que recebe a pensão não irá se enquadrar como dependente, a menos que a declaração faça parte do mesmo ano de separação dos pais.
3. Gastos com dependentes
Se você tem algum dependente em seu nome, pode ficar tranquilo. Esse tipo de gasto faz com que sua restituição possa aumentar no Imposto de Renda. Entram como dependentes filhos, pais, irmãos, enteados e parceiros do mesmo sexo.
Para casais que possuem filhos, a criança deve constar como dependente apenas na declaração de um dos pais, podendo ocorrer algum tipo de erro se os dois declararem o mesmo filho dentro do IR.
4. Doações
Se você faz algum tipo de doação, isso também é válido para restituições no IR. Instituições filantrópicas aprovadas pelo poder público são uma ótima forma de obter uma restituição maior do Imposto de Renda. Chamadas de doações incentivadas, elas entram para o cálculo de dedução, desde que tenham sido feitas no ano vigente.
A Receita permite que você faça doações de até 6% dos tributos para fundos e projetos sociais. Como regra, é necessário que o valor da doação seja equivalente a uma parte do Imposto de Renda que você tenha pago no ano anterior.
5. Gastos com saúde
Uma outra forma de deduzir o Imposto de Renda é utilizar seus gastos com saúde. O melhor disso tudo é que essa categoria não precisa de um limite já preestabelecido. Atendimentos médicos, consultas e exames entram como parte do que pode ser declarado no IR.
Importante: gastos por conta da covid-19 entram normalmente nessa categoria. Entretanto, testes de farmácia e auto testes para detectar a doença não são considerados gastos, portanto, não entram na declaração.