BIZARRO! Cemitério à beira-mar chama atenção de turistas no Ceará
Curioso cemitério está localizado em uma praia do Ceará e fica coberto por água nas marés cheias.
Muitas pessoas já deixam claro como querem ser tratadas após a morte; pedidos para cremação e cinzas jogadas no mar é uma delas. Mas o que muitos não sabem é que agora o corpo do falecido pode ser enterrado na própria praia graças a um cemitério à beira-mar no Ceará.
A lenda que deu origem ao cemitério
O cemitério que está chamando a atenção das pessoas fica em Pedras Compridas e recebe o nome de São Serafim. No local, os falecidos possuem o seu descanso eterno à beira-mar.
A lenda de São Serafim não foi documentada. Isso porque, quando surgiu, espalhou-se de maneira informal pelos moradores. Por isso, dizem que tudo começou com uma mulher que avistou um corpo na praia.
Ao se aproximar, a velha moradora da vila percebeu que o homem estava morto, com um saco na cabeça e com uma corrente em volta do pescoço.
Comovida, a mulher enterrou o rapaz ali mesmo e contou o que aconteceu para os vizinhos. Após isso, outro habitante sonhou com o “homem do saco” e afirmou que ele fez um pedido.
No sonho, o falecido disse que seu nome era Serafim e queria ser conhecido pelo próprio nome. Depois disso, as pessoas da região colocaram uma cruz no local onde o enterraram e escreveram seu nome para atender ao pedido dele – de forma errada, pois o nome que se vê na cruz é “São Sarafim”.
Após isso, relatos de milagres surgiram e foram atribuídos a Serafim. Com isso, muitas pessoas passaram a considerá-lo como santo, o São Serafim.
Novos túmulos ao lado de São Serafim
Os mais velhos da região desejavam ser enterrados ao lado de São Serafim. No entanto, com o passar dos anos, alguns problemas foram acontecendo.
Afinal, enterravam as pessoas, mas havia muitos túmulos em cima de outros já existentes e sem nenhum tipo de controle.
Além disso, o cemitério é considerado clandestino, pois não há regulamentação para a sua existência. Apesar disso, ele é o mais antigo da cidade.
As sepulturas soterradas
Os habitantes da região falam que isso não acontecia como antes, mas agora muitas sepulturas estão sendo soterradas pela maré.
Com isso, um dos primeiros túmulos que o mar invadiu está avançando constantemente, e é justamente o de São Serafim.
Dessa forma, o corpo com certeza já foi soterrado e o paradeiro é incerto. No entanto, as pessoas do local tiveram uma solução para isso.
Cada vez que a maré avançava, os moradores fiéis moviam a cruz de São Serafim para a faixa de areia longe do mar. Com isso, a cruz fica em cima da sepultura de outro indivíduo, na intenção de proteger o símbolo de São Serafim.