11 nomes inspirados na mitologia grega que são tendência em cartórios
O fascínio pelo mundo antigo cada vez mais transcende as barreiras do tempo.
A mitologia grega é, talvez, o conjunto de lendas mais completo e fascinante já produzido por um povo.
A influência dessas histórias pode ser vista até nos dias de hoje, lembrando que grande parte da cultura ocidental possui raízes greco-romanas, o que acaba sendo percebido até mesmo nos nomes das crianças.
Por exemplo, segundo pesquisas recentes, um grande número de recém-nascidos nos EUA está sendo nomeado em homenagem a deuses e heróis da Antiguidade.
Em razão de sua grande popularidade, as lendas gregas oferecem um material prolífico para quem busca um nome diferente para dar aos seus filhos.
11 nomes que indicam baseados na mitologia grega
Segundo um levantamento, existem algumas alternativas mais populares do que outras na hora de nomear meninos e meninas nos EUA.
Entre as opções mais usadas, podemos encontrar referências a poderosas divindades e figuras heroicas que marcaram a mitologia grega. Vejamos alguns:
- Ártemis: a divindade da caça e protetora da natureza selvagem, sua versão romana era Diana.
- Atena: a deusa da sabedoria, das artes e da guerra, conhecida por ter nascido da cabeça do próprio Zeus.
- Circe: filha de Hélios, deus do sol, uma feiticeira especializada em poções e magias de transmutação.
- Gaia: significando “terra” em grego antigo, é a titã primordial do planeta Terra, a personificação do nosso próprio mundo.
- Hera: a rainha dos deuses olímpicos, deusa do casamento, da família, das mulheres e do parto, esposa fiel de Zeus.
- Perséfone: deusa do submundo e da primavera, esposa de Hades o senhor que reina sobre os mortos.
- Ájax: um grande guerreiro da Guerra de Tróia, filho do rei Télamon de Salamina e da rainha Péribea.
- Apolo: o deus do Sol, da luz, da música, da poesia e da medicina.
- Atlas: um titã poderoso que lutou contra Zeus durante a Titanomaquia, a guerra entre deuses e titãs. Ao perder foi forçado a carregar a abóbada celeste para a eternidade em seus ombros.
- Leônidas: significa ‘homem leão’, e foi o nome do famoso rei espartano que enfrentou milhares de persas somente com 300 homens, um número questionado por muitos historiadores.
- Zeus: o rei supremo das divindades gregas, filho da titã Rhea e do grande Chronos, conhecido também como um deus do tempo que governada o universo antes da rebelião do filho.
Mas engana-se quem pensa que o carinho pela mitologia grega se restringe apenas aos nomes das crianças.
A própria cultura pop atual constantemente se aproveita dos elementos presentes nessas tradições para criar filmes, séries, animações e jogos de videogame.
Um dos maiores exemplos deste tipo de produção é o seriado ‘Hércules’, um grande sucesso no final dos anos 90 e no começo dos anos 2000.
Na obra, o semideus filho de Zeus é interpretado pelo ator norte-americano Kevin Sorbo e vive diversas aventuras ao lado de seu amigo humano Iolaus.
O sucesso da produção foi tão grande que ele acabou gerando até mesmo um spin-off chamado ‘Xena, a Princesa Guerreira‘, cuja protagonista era interpretada pela atriz Lucy Lawless.
Inclusive, Hércules e Xena já fizeram algumas aparições juntos, em crossovers simplesmente épicos para a televisão daquela época.