Zack Snyder não usou o tema clássico de ‘Superman’ em ‘Homem de Aço’
Já é muito difundida a prática de a direção de som desempenhar um importante papel nos detalhes centrais das tramas. Entenda essa questão!
Já é muito comum, em diversas produções audiovisuais, que não apenas a direção de arte mas a direção de som faça parte dos papéis centrais para se desenvolver um bom produto. Essas são pautas mais técnicas, nas quais os detalhes mais sensíveis são analisados e compõem a totalidade que não é tão bem explorada por ouvidos ou olhos menos críticos.
Isso nos leva à questão de que existem trilhas sonoras e características visuais que falam por si só, entregam muito mais do que nossos olhos e ouvidos podem captar, principalmente quando essas características estão ligadas diretamente ao nosso senso emocional, que é correspondido pelos impulsos neurais.
Nesse contexto, o personagem Superman, além de ser conhecido como um dos maiores super-heróis do mundo, é uma figura facilmente reconhecível em qualquer lugar. Nas décadas de 1970 e 1980, quando o personagem era vivido pelo astro Christopher Reeve, havia uma trilha sonora que estabeleceu ligação direta entre sua imagem e a melodia, algo que se tornaria um clássico para o personagem depois dos sucessos que os filmes apresentaram ao público.
Entretanto, no longa de 2013, não havia a trilha sonora que se tornou clássica do personagem e, com isso, muitas pessoas discutiram o porquê disso. Alguns comentários pontuam que foi uma decisão dos fãs ao pedirem que a canção não fosse reciclada; já outros discutiram ser preciso trazer todo o sentimento que o personagem transmite com sua trilha sonora.
O caso em questão permanece em discussões entre os grupos da vez, mas recentemente, em uma postagem pelo Twitter, uma pessoa comentou que os fãs do diretor Zack Snyder nunca quiseram a trilha de John Willams no filme. O internauta ainda completou sobre como não utilizar a trilha clássica seria uma manifestação de desgosto ao personagem. Em resposta, o artista de storyboard Jay Oliva respondeu ao tweet defendendo a questão.
Jay é um artista que já trabalhou em diversos projetos com o diretor Snyder, inclusive no projeto que ele lançou em 2013. Na resposta ao tweet, o artista comenta:
“Se eu tivesse ouvido isso, teria respondido que tanto Zack quanto eu adoramos esse tema, mas o estúdio não nos deixou usá-lo porque eles queriam algo novo para esse ‘Superman’. Acabou sendo uma coisa boa porque o tema de Hanz era perfeito.”
A resposta é ponderada e completamente relacionada com a proposta do filme. Qualquer fã de ‘Superman’ reconhece a trilha de Williams e sabe a quem ela pertence, mas fazer essa conexão com o personagem retratado na versão de Henry Cavill seria uma forma de ocultar o ator, além de não conversar diretamente com sua proposta e o seu desenvolvimento na narrativa. Como disse o próprio artista, a decisão do estúdio foi a correta.