Youtuber brasileiro é preso após mobilizar até helicóptero da PM por simular assalto
O caso aconteceu em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
O youtuber Jonatan Santos foi alvo de duras críticas depois que foi preso por acionar um grande efetivo de policiais do batalhão de Balneário Camboriú e região.
O influenciador teria sido visto carregando uma arma de cano longo, semelhante a um fuzil. Mas, na verdade, não passava de uma arma de airsoft. Ele estaria acompanhado de outros amigos, que também estariam com os mesmos apetrechos.
Tudo isso acabou causando um grande reboliço na cidade, já que até mesmo um helicóptero chegou a ser solicitado. Além disso, de acordo com as pessoas que estavam próximas ao local, o youtuber teria ameaçado alguns pedestres que estavam passando por ali, ordenando que fossem para casa.
O fato aconteceu no último dia 18 de janeiro, deixando todos os que estavam na cidade completamente apavorados.
Como se desenrolou a operação policial?
Após diversas denúncias de moradores, o comando da polícia mobilizou muitos veículos, envolvendo carros, motocicletas e até mesmo helicópteros.
O caso acabou roubando toda a atenção da polícia militar, fazendo com que, dessa forma, outros casos de urgência e emergência fossem deixados de lado para atender as denúncias. Canais de televisão também exibiram o ocorrido.
Pensando não ser o suficiente para conter o ocorrido, a polícia ainda pediu auxílio para Itapema e Itajaí, cidades vizinhas.
Quando, por fim, encontraram o youtuber responsável pelo alvoroço, ele se entregou e declarou que tudo não passava de apenas uma brincadeira, pois estava gravando um vídeo relacionado à simulação de um assalto para disponibilizar na plataforma do YouTube, onde possui mais de três milhões de inscritos.
Como mencionamos, o motivo que levou à prisão de Jonatan Santos foi a violação do artigo 265 do Código Penal, que diz:
“Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública.”
Horas depois de sua prisão e, posteriormente, de sua audiência, Jonatan foi liberado, alegando que causar tudo isso nunca foi o seu objetivo. De acordo com o youtuber, na verdade, queria apenas criar conteúdo para as plataformas digitais.