YouTube testa recurso que permite o uso de músicas sem desmonetizar

Ainda não se sabe se os outros criadores terão acesso a essa novidade, e se ela, de fato, dará certo. Nos resta aguardar!

Um dos grandes dramas dos criadores de conteúdo do YouTube é a desmonetização dos vídeos por conta de músicas com direitos autorais. Mas, no último dia 30, a plataforma anunciou que está tentando mudar esse cenário.

Leia mais: YouTube anuncia a exclusão de vídeos que possuem fake news

O YouTube falou sobre um recurso que está sendo testado, onde os criadores poderão utilizar músicas com direito autoral sem serem desmonetizados.

De acordo com a publicação oficial da plataforma, eles estão experimentando diversas maneiras de seus criadores de conteúdo continuarem ganhando dinheiro com seus vídeos e utilizar músicas de outros artistas.

Por enquanto, a informação está muito vaga, sem muitos detalhes de como será feito este uso, mas sabe-se que alguns youtubers já estão utilizando o recurso. É uma parcela bem restrita que está tendo acesso a este teste, inclusive, que foi muito bem selecionada.

A política de direitos autorais da plataforma desmonetiza vídeos que contenham mais de 30 segundos de músicas com direitos autorais, muitos criadores vinham reclamando sobre isso, pois acham injusto um vídeo inteiro ser desmonetizado por conta disso.

No Facebook, a novidade já chegou há um certo tempo. A plataforma dispõe de uma biblioteca com diversas músicas licenciadas, chamada Music Revenue Sharing. Lá, os criadores podem escolher o áudio que mais interessa e ainda ganhar 20% dos lucros do vídeo.

Acredita-se que o YouTube siga por este mesmo caminho.

você pode gostar também