Você sabia que as pessoas altas tendem a morrer mais cedo?

Segundo estudos científicos, alguns fatores podem fazer com que as pessoas mais altas tenham uma expectativa de vida menor. Entenda o motivo.

De acordo com pesquisas recentes sobre expectativa de vida, descobriu-se que pessoas mais altas podem viver menos do que as demais. 

Apesar de parecer uma sentença de morte, esse estudo não significa que toda pessoa com a altura acima da média vá, obrigatoriamente, morrer antes das pessoas com estatura mediana.

De qualquer forma, os resultados do estudo apontam que, em alguns casos, uma estatura mais alta pode ter associação com algumas complicações que seriam as verdadeiras responsáveis por encurtar a vida.

Gigantismo e acromegalia podem influenciar

Tanto o gigantismo quanto a acromegalia são doenças crônicas que têm como causa o excesso de produção do hormônio responsável pelo crescimento. A diferença entre as duas está na fase da vida em que o indivíduo começa a ter os sintomas.

No caso do gigantismo, o GH (hormônio do crescimento) tem produção excessiva já na infância ou durante a puberdade, causando “surtos de crescimento” diferentes do que seria esperado. 

Quando isso acontece apenas na fase adulta, a condição recebe o nome de acromegalia, mas há uma diferença. Nesse caso, a pessoa não tem alteração na altura, pois as placas de crescimento já estão fundidas desde a puberdade.

Portanto, são os tecidos moles e os ossos começam a crescer desordenadamente, deixando partes do corpo, como maçãs do rosto, queixo ou até mesmo a língua deformadas.

Embora haja algumas diferenças entre as duas condições, seu início é o mesmo, pois ambas nascem dentro de uma glândula chamada de pituitária.

Nas duas situações, um tumor benigno aperta a glândula, provocando a liberação dos hormônios, em consequência disso e das doenças que podem surgir, a expectativa de vida pode ser reduzida.

Um exemplo bem conhecido de alguém que conviveu com as duas condições é André, o gigante. Devido ao gigantismo, aos 12 anos já tinha 1,90 m de altura, e na idade adulta atingiu os 2,24 metros.

Com o passar do tempo, André desenvolveu também a acromegalia. Por causa das doenças, ele morreu jovem, com apenas 46 anos.

Apesar de sérias, e raras, ambas as doenças têm tratamentos, possibilitando que o portador tenha qualidade de vida, desde que sejam descobertas logo.

Se não houver o diagnóstico precoce, pode levar o paciente a desenvolver outras doenças como o câncer, a hipertensão, a diabetes e problemas no coração.

você pode gostar também