Você sabe por que os tênis All Star têm dois furinhos na parte lateral? O motivo vai te surpreender
Conheça a razão por trás dessa característica do All Star, um símbolo icônico da cultura pop e da moda.
Inicialmente, pode parecer que os buracos na lateral do All Star, da Converse, servem para passar o cadarço do tênis. Muitas pessoas até podem utilizá-los dessa maneira, mas a função deles não é exatamente essa. Mais do que um adereço ou simples detalhe, os dois furos desempenham uma função que vai além da estética.
Segundo a revista Cosmopolitan, os buracos foram projetados para fornecer uma circulação extra de ar para os pés, ajudando a mantê-los mais secos. Além disso, eles também auxiliam na prevenção de odores desagradáveis.
Isso faz sentido, principalmente ao considerar que a Converse desenhou esse modelo para atletas e, por muitos anos, ele foi considerado o melhor tênis para a prática de basquete. A necessidade de ventilação e conforto para os pés dos jogadores era uma prioridade, visando melhorar o desempenho nas quadras.
Foto: Divulgação/Converse
Os furinhos tornaram-se, então, uma solução inteligente e eficaz para manter os pés secos, mesmo em meio a intensas atividades físicas. Essa funcionalidade continua sendo relevante atualmente, especialmente em dias quentes e úmidos.
O fenômeno All Star
O tênis All Star é um ícone da moda e da cultura pop desde sua criação, em 1917. Inicialmente destinado a atletas de basquete, o All Star conquistou popularidade em diversos estilos e ambientes. Possui design simples e versátil, sola de borracha e opções de cano alto ou baixo, além do logo da estrela, o que tornou o tênis reconhecível em todo o mundo.
O calçado influenciou a cultura pop, sendo associado a movimentos musicais como rock, punk e grunge, além de aparecer em filmes e séries famosas. Ao longo dos anos, a Converse expandiu a linha, mas a essência permaneceu intacta, tornando-se uma escolha popular para pessoas de todas as idades e estilos.
Portanto, da próxima vez que você calçar seu All Star, lembre-se de que aqueles furinhos têm mais do que um propósito estético. Eles são uma parte funcional do design que torna esse tênis tão popular entre várias gerações ao redor do mundo.