AZUL: Você sabe por que esta é a cor favorita de grande parte das pessoas?
Estudos indicam que a forma como as cores nos são apresentadas e a relação que estabelecemos com elas determinam esse favoritismo.
As cores fazem parte da nossa vida, elas estão sempre ao nosso redor. Ter uma cor favorita é algo que o ser humano coloca como uma de suas características desde criança. Nesse favoritismo, a cor azul é a que mais se destaca entre as pessoas. Mas você sabe o por quê? Calma, que já vamos te explicar!
Diferentes pesquisas têm sido realizadas no campo das cores. Na década de 1990, a fabricante americana de itens de papelaria Crayola realizou uma pesquisa com crianças, em que a maioria delas escolheu azul como cor preferida.
A ciência também se dedica a entender esse assunto. Para Lauren Labrecque, professora da Universidade de Rhode Island, que estuda o impacto das cores no campo do marketing, essa resposta é algo previsível.
Em suas aulas, costuma perguntar aos alunos sobre a cor favorita, já sabendo que a resposta da maioria será azul. Lauren conta que quando se trata da cor azul:
“Parece ser multicultural e não há grande diferença – as pessoas simplesmente gostam de azul.”
Qual o efeito do azul?
As pesquisas sugerem que a vivência que cada pessoa têm influência em suas preferências. Karen Schloss, do departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, afirma que a cor favorita tem a ver com os objetos que cercam o indivíduo e também com as experiências que ele teve. Ela comenta que:
“Pense nas preferências de cores como um resumo de suas experiências com essa cor: suas experiências diárias regulares no mundo influenciam esse julgamento.”
Esse fator ajuda a explicar o motivo para o azul ser a favorita em tantos levantamentos. Essa cor está presente na natureza, quando olhamos para o céu ou para o mar, o que automaticamente é relacionado aos sentimentos de calma, tranquilidade, relaxamento e serenidade.
Por que temos uma cor favorita?
Os estudos também apontam a motivação para a preferência dos humanos em relação a cor.
Um artigo publicado por Karen Schloss e Stephen Palmer, ambos da Universidade da Califórnia, chamado “Uma teoria de valência ecológica da preferência de cor humana“, aponta que o significado das cores é atribuído pelos indivíduos de acordo com a apresentação que cada uma delas se dá nas experiências.
Na pesquisa, os autores falam que:
“As pessoas gostam de cores fortemente associadas a objetos de que gostam (por exemplo, azul remete a céu limpo e água limpa) e não gostam de cores fortemente associadas a objetos de que não gostam (por exemplo, marrom pode lembrar fezes e comida podre).”
Dessa forma, fica claro que a simpatia por diferentes tons de azul está diretamente relacionada às emoções que a cor traz à pessoa, considerando o ambiente e suas vivências.