Você não vai acreditar no que o álcool faz com o seu corpo; veja 6 fatos incríveis!
Você bebe? Pois então, as revelações a seguir vão te deixar chocado. Confira 6 fatos sobre o álcool que você provavelmente não sabia.
Se você aprecia uma cerveja gelada em um churrasco ou um coquetel após o trabalho, não se preocupe. A maioria dos adultos consome álcool em algum momento de suas vidas. E, assim como as razões para beber são variadas, também o são os efeitos que ele tem sobre nossa saúde.
Com pontos tanto positivos quanto negativos evidentes, há muito sobre essa substância popular, presente em drinks, cervejas e vinhos consumidos em todo o mundo, que você pode desconhecer. Confira estes seis fatos surpreendentes sobre o álcool que vão te chocar.
Foto: Consul/Reprodução
1. Álcool em excesso faz mal
Quando as mulheres consomem quatro ou mais bebidas em um período de duas horas, isso é caracterizado como consumo excessivo de álcool. Para os homens, esse limite é de cinco ou mais bebidas no mesmo período de tempo. Essa prática está associada a efeitos negativos, tais como problemas de ansiedade e um maior risco de câncer de mama.
2. Habilidades mais rápidas
Estudos indicam que indivíduos com um teor alcoólico no sangue de 0,075% demonstraram um desempenho melhor e uma maior agilidade na resolução de problemas, tais como seguir instruções para a montagem de móveis ou solucionar palavras cruzadas.
Portanto, da próxima vez, aproveite uma cerveja para ajudar a estimular suas habilidades de resolução de problemas.
3. Ajuda no ganho de músculos
Os músculos absorvem álcool mais rapidamente do que a gordura. Isso significa que pessoas com mais músculos e menos gordura corporal possuem uma maior tolerância ao álcool. Inclusive, algumas marcas já estão trabalhando em cervejas fitness com este propósito, você sabia?
4. Abstinência existe
O álcool é uma substância psicoativa, portanto, o organismo pode apresentar sintomas de abstinência quando ocorre a redução ou interrupção de seu consumo. Esses sintomas incluem tremores, ansiedade, sudorese e dificuldades para dormir.
5. Mais idas ao banheiro
Além de fazer com que você urine mais, uma noite de consumo de bebidas alcoólicas também pode provocar episódios de diarreia. Isso ocorre porque o álcool interfere na capacidade do intestino grosso de absorver água, resultando em fezes mais líquidas.
6. Você está bebendo etanol
O álcool presente nas bebidas alcoólicas é composto principalmente por etanol, também conhecido como álcool etílico. O etanol é a forma de álcool considerada segura para o consumo humano, desde que em quantidades moderadas.