Você lembra? TV com PlayStation integrado foi lançamento surreal da Sony

Apesar de revolucionário, poucas pessoas tiveram acesso a esse produto que não chegou ao Brasil.

Ter um PlayStation é o desejo de muitos. A marca é um sucesso absoluto entre os gamers do mundo todo e, por isso, cada novidade é acompanhada de perto.

Alguns dos lançamentos que envolvem o videogame, no entanto, são um tanto quanto curiosos.

Você lembra quando a Sony lançou uma TV que vinha com um PS2 integrado? Hoje vamos relembrar esse projeto inusitado.

Apesar de revolucionária, a ideia não é exclusiva da Sony. A Sega, marca também famosa por seus consoles, lançou um produto semelhante em 2000.

Na época, o produto da marca foi uma televisão que já vinha com um Dreamcast embutido. Já a Sony criou seu projeto em 2010, quando ofereceu a Bravia PX300.

Como o nome sugere, essa TV faz parte da linha Bravia, da própria Sony, e tal abordagem continua sendo usada pela empresa em modelos mais recentes.

TV teve uma campanha de comercialização muito restrita – Foto: Reprodução/Portal Hardware/Reprodução

Detalhes do produto

Diferentemente das normas para TVs mais atuais, o aparelho lançado pela Sony apresentava bordas mais espessas e suporte para resolução HD, fator considerado tecnológico para a época. Além disso, a TV vinha com um painel LCD de 22 polegadas e uma variedade de conexões.

Ela oferecia quatro portas HDMI, três entradas USB, duas saídas de som digital, vídeo componente, 1x USB, entrada VGA e o console integrado à base do televisor.

O produto da Sony também possibilitava o acesso à internet, com conectores RJ45 separados para o PS2 e a TV.

Tal configuração permitia uma ampla gama de opções de conectividade para os usuários.

O produto ainda contava com uma solução de design para integrar o console de forma discreta, passando despercebido para aqueles que não estavam muito atentos à estrutura.

A TV possuía ainda uma interface Xross Media Bar, semelhante à do PS3, proporcionando uma experiência coesa entre a televisão e o console.

Essa abordagem visava criar uma integração harmoniosa entre os elementos, tanto visual quanto funcionalmente.

Produto não chegou ao Brasil

Infelizmente, os fãs brasileiros da Sony ficaram de fora dessa ideia tecnológica. A abordagem de comercialização da TV com o PS2 integrado foi bastante seletiva.

A Richer Sounds, uma loja do Reino Unido, foi a única a oferecer o modelo, e as vendas eram exclusivamente presenciais, sem a opção de compra online.

Tal estratégia limitada tornou a TV Bravia um item exclusivo e de acesso mais restrito aos consumidores.

Ao utilizar esse método, a empresa poderia gerenciar de maneira mais eficaz o destino das unidades excedentes do PS2 e, ao mesmo tempo, criar um produto exclusivo e atrativo para um público mais seleto.

Ao restringir a disponibilidade e limitar a divulgação, a Sony conseguia controlar o impacto no mercado e, ao mesmo tempo, manter o caráter único e especial dessa oferta específica.

No período de estreia dessa TV, surgiam especulações sobre a intenção da Sony de expandir a marca PlayStation para o mercado de smartphones, por meio da parceria com a empresa sueca Ericsson.

Esse projeto, inicialmente chamado de Zeus Z1, acabou sendo lançado no mercado como Xperia Play.

você pode gostar também