Costuma pedir desculpas? Os holandeses não! Entenda o motivo
Enquanto você anda por aí se perguntando se ofendeu alguém, os holandeses dormem tranquilos! Descubra agora por que esse não é um problema para eles.
A Holanda é um país em que muitas pessoas sonham conhecer, sempre elogiada por suas paisagens lindas, a quantidade de bicicletas usadas e os famosos Coffee Shops.
Quem nunca assistiu à “A Culpa é das Estrelas” e se encantou pelo lindo momento em Augustus Water leva Hazel Grace para conhecer a casa de Anne Frank, ou pelos passeios deles? Sem contar a famosa cena com a explicação do título do filme em um romântico jantar à noite.
Imagem: Google
Realmente, a Holanda é um país com muito para se apaixonar. No entanto, há um detalhe que nós, brasileiros, podemos não gostar muito. Os holandeses não pedem desculpas!
Isso pode até explicar a forma arrogante com que o autor por quem Hazel é apaixonada no filme “A Culpa é das Estrelas” a trata. Na cena, que se passa na Holanda, ele foi extremamente grosso e nem sequer pediu desculpas.
Quer saber por que isso aconteceu? O caso é na verdade um traço cultural, para nós um tanto estranho, mas, para eles, um ato honesto, sensato e franco.
Os holandeses tiveram de aprender desde o passado, conforme relatado por Saskia Maarse, especialista na cultura holandesa, a desenvolver um certo padrão de sinceridade extrema, ou apenas falar a verdade sem meio termo, no cru! Venha entender.
A Holanda é um país baixo, que, no passado, teve que aprender a achar estratégias e soluções para os problemas que envolviam a população. Por ser um país abaixo do nível do mar, grandes enchentes aconteciam.
Junto de muitas outras pessoas envolvidas em fazer o mesmo, todos que desejavam achar uma solução para o problema acreditavam que a sinceridade em discordar ou concordar precisava se fazer presente nas discussões, uma vez que o assunto em debate era de extrema importância.
E, a partir disso, segundo Maarse, surgiu uma “cultura de consenso”, onde era importante saber ouvir e falar sem levar para o lado pessoal; afinal o objetivo era o mesmo!
Enquanto muitos britânicos, por exemplo, pensam duas ou três vezes para falar, ou mesmo acabam nem falando o que pensam, os holandeses só falam o que precisa ser dito e pronto. E é esse aspecto que é interpretado como rude, grosso e dissimulado.
O ponto em questão é que por achar que foram apenas sinceros, os holandeses não pedem desculpas se não se arrependem. Eles apenas vão te pedir desculpa caso se arrependam do que falou. Do contrário, você fica ofendido sozinho, e ele de consciência limpa porque falou o que você precisava ouvir segundo ele.
Por esse lado, é fácil entender: quantas vezes você já pediu desculpas por educação? Apenas porque sentiu que o outro se ofendeu, e não porque acredita que o que você falou estava errado? No conceito holandês, você não foi sincero, uma vez que falou uma verdade e voltou atrás para agradar ao outro.
Os holandeses costumam usar a expressão “Het Spijt me”, que significa “eu sinto muito”. Esse termo vai muito além de um “me desculpe comum”, expressando uma história, uma situação, algo que realmente “vem do coração”. Por isso, para eles se torna ainda mais importante, e não deve ser usado à toa.
“Se não for o que você sente, não peça desculpas”, relata uma holandesa.
Esta é a Holanda, meus amados, esplêndida e fiel a suas culturas.